top of page

Tropa de Elite 2

Foto do escritor: Marcio strzalkowskiMarcio strzalkowski

 Diferente das besteiras que a esquerda conseguiu definir OFICIALMENTE sobre machistas e reacionários: Ótimos filmes como Tropa de Elite ainda conseguem explicar muito bem o verdadeiro significado sobre o que é ser um homem e o que é estar na linha de frente contra o crime e a corrupção.

De modo que ambos os filmes da saga de Tropa de Elite são uma verdadeira aula que mostra o mundo cruel que nós negamos a aceitar. Vamos à aula?



Tropa de elite 2 - O Inimigo agora é outro (2010)

Dirigido por José Padilha

Escrito por José Padilha, Bráulio Mantovani e Rodrigo Pimentel.


Reacionários?

Se o dicionário fosse sincero, reacionário seria sinonimo de reagente.

De reativo, de reagir e de reação. De que toda ação tem uma reação.


Se a definição de reacionário é de reação contra a criminalidade e a corrupção. Então a definição de reacionário é de uma boa pessoa!


Nazistas e fascistas eram reacionários?

Não. A evidência histórica é irrefutável. O demônio do Hitler tinha discurso socialista e queria enforcar todos os reacionários. O Hino das SA declaravam os reacionários de Direita como inimigos dos nazistas em seu refrão. O Demônio do Benito Mussolini esteve por 13 anos no Partido Socialista da Itália e teve 7 jornais onde condenava os reacionários. Chegou a ser preso por ameaçar a familia Hapsburgo por serem reacionários.


É evidência histórica irrefutável que reacionários sempre foram inimigos mortais de nazistas, fascistas e de comunistas.



Uma aula sobre comportamento criminoso!

   Nem todo bandido é pau-no-cu. Mas o pau-no-cuzismo é a atitude que faz o bandido!

   Essa é pra todo mundo que acha que eu estou generalizando todos os bandidos. Nem todo bandido é ruim. Mas temos que concordar que a violência faz parte da vida dos bandidos de modo que ela é aceitável e até necessária na vida do crime.


   E o filme já começa explicando de forma bem didática que bandidos fazem merda sem se importar com nada e nem ninguém. Como o exemplo de bandidos começando uma rebelião em Bangu 1.


   A lição é simples: Bandidos acostumados a fuder com a vida dos outros vão sempre procurar uma maneira de fuder com a vida dos outros.


   Isso explica a importância da policia, de batalhões de segurança como o BOPE e a importância do cidadão de bem ter o direito de se defender!


O Lumpenproletáriado

Lumpenproletáriado é a classe marginalizada, de marginais, que deve ser usada para a revolução socialista. Fazem parte desta classe; os bandidos, os negros e os homossexuais. Isso foi definido por velhos racistas nascidos há 200 anos atrás. Pensadores socialistas que influenciaram os comunistas, os fascistas e os nacional socialistas. Pensadores como Friedrich Hegel, Ferdinand Lassalle, Heinrich Heine, Bruno Bauer, Alfred Meissner, Ludwig Gall, Wilhelm Dilthey, Friedrich Engels e Karl Marxs. Um crime de ódio contra todas essas pessoas!


Isso explica o personagem professor Diogo Fraga. Inspirado no politico Marcelo Freixo. Que foi ao presidio para defender os bandidos e se promover em sua campanha politica futura.

O ideal literario socialista é defender o lumpenproletariado. O politico socialista defende os bandidos.



O comportamento reacionário...

   E é assim que o BOPE entra em cena para apaziguar uma situação de guerra promovida pelos bandidos.


   E é assim que os verdadeiros reacionários entram em ação. Ter uma reação contra a corrupção e o crime vai além de simplesmente ter um posicionamento politico contra o governo. É ter uma posição firme contra o crime. E temos que entender que existem pessoas que trabalham com isso nos serviços mais difíceis. E o serviço policial sério é a síntese do comportamento reacionário!



   O comportamento reacionário de se posicionar contra o crime ou contra um governo corrupto fazem parte integral de nossos direitos como democracia.



   E assim, temos a entrada de André Mathias, personagem batizado no fogo do combate do filme anterior. Mas com a história mais triste entre os personagens. André Mathias consegue a proeza e adentrar a rebelião e acabar com a situação com um tiro que matou o líder do Comando Vermelho. O criminoso Beirada (vivido pelo cantor Seu Jorge) que ameaçava um refém.


   Situação que foi aprovada e ovacionada pela população!


Quem são os verdadeiros fascistas?

   Uma pergunta que fica na cabeça quando somos apresentados as acusações do professor Diogo Fraga. Inspirado no politico real Marcelo Freixo.


   Diogo Fraga foi chamado como representando dos direitos humanos para também apaziguar a mesma situação em Bangu 1, mas conseguiu ser feito de refém pelos bandidos que ameaçaram mata-lo e foi salvo pelo André Mathias. Foi então que Diogo Fraga, sempre compreensivo, começou a chamar os policiais do BOPE de fascistas.



   Mas vamos entender quem eram os fascistas?

   O fascismo era um movimento politico socialista que dominou a Itália através do Partido Nacional Fascista. Sua politica era claramente a de que todos os meios de produção e comercio deveriam pertencer ao Estado como meio de controlar a economia. Também fazem parte do fascismo o controle das liberdades individuais e a perseguição contra as opiniões contrárias.


"De uma só Doutrina tinha tido expêriencia viva: A do Socialismo desde 1903-1904 até o inverno de 1914."

Frase de Benito Mussolini. A Doutrina do Fascismo, Texto de Doutrina Policita e Social, página 3.


O fascismo tolerado hoje

Fascismo vem de uma fabula de feixes pequenos de gravetos unidos por uma faixa para se tornarem fortes. Vindo assim as palavras faixas, feixes e faxos. Outra palavra é facção!

E assim que vou falar das facções criminosas defendidas por socialistas.


As facções criminosas são exatamente os fascistas defendidos por socialistas de hoje.

Eles dominam comunidades inteiras pela violência. São o monopólio da violência e impõem suas leis! Não existe liberdade de expressão em comunidade dominada por facção criminosa. Não existe direito de propriedade, se a facção quiser a sua casa, ela vai tomar a força!

Facções criminosas se matam entre si exatamente como nazistas, fascistas e comunistas o fizeram na Segunda Guerra Mundial. Se mataram por território! Acreditando na mesma ideologia e cometendo os mesmos crimes contra as mesmas pessoas.


   Uma das táticas socialistas é o de promover caos social para forçar e conseguir mais poder politico. E uma das formas mais vergonhosas para isso é justamente usar o nome dos direitos humanos para defender apenas bandidos contra a lei. E condenar as ações da policia para isso. Objetivo que o próprio professor Diogo Fraga conseguiu!


Ou seja: O professor é o verdadeiro fascista!


Criminosos e Drogas

   Engraçado como hoje em dia as pessoas ainda insistem em afirmar que liberar as drogas vai fazer uma boa mudança. Afinal, este filme mostra claramente um fato que já ocorre a décadas! Criminosos existem e vão continuar com suas atividades com ou sem drogas! O filme mostra exatamente o que acontece quando o trafico de drogas quebra: Novas atividades criminais simplesmente tomam o lugar!

   Basta lembrar que até hoje existe trafico de bebidas e cigarros!

   

   E a solução não é liberar, mas sim dar oportunidades de empregos e carreiras suficientes para que as pessoas não precisem da criminalidade.

   E o filme mostra exatamente as consequências de novos inimigos. Uma nova onde de criminalidade se espalha na forma das milicias!


Corrupção e Criminalidade de mãos juntas

   O filme mostra muito bem a ligação que existe entre políticos corruptos e a criminalidade. Políticos corruptos tem o rabo bem preso com traficantes e outras milicias. E os discursos bonitos fazem parte integral do negocio! O filme mostra a ligação entre o Deputado Fortunato (vivido pelo brilhante André Mattos) e até do governador do Rio de Janeiro com as milicias para formar verdadeiros currais eleitorais onde terão votos infinitos para se elegerem.

   E adivinhem?

   Se vocês se revoltam com isso, estão certíssimos. 



O filme é uma verdadeira aula sobre politica e segurança publica. Mas acho que guardei o melhor para o final...




O comportamento Machista

   Capitão Nascimento (Wagner Moura) e André Mathias (André Ramiro) incorporam muito bem o comportamento machista do filme. Eles precisam agir com uma postura firme, pensamento racional e atitudes maturas para trabalhar em situações onde arriscam as suas vidas. Muitas vezes perdendo o controle e sendo mal interpretados por causa disso.

   Com destaque para André Mathias que só tentou fazer as coisas certas e foi injustiçado o filme inteiro.

   Na verdade, ambos foram injustiçados. Mas a diferença é que nenhum deles ficou se fazendo de vitima. Existiram reclamações e brigas, mas foram por motivos justos. E por pior que tenha sido, no final ainda existia o grande respeito entre eles.

   Um comportamento machista de verdade. E não aquele monte de besteiras sobre preconceito ou violência contra a mulher. Embora exista violência contra a mulher no filme, ela foi cometida por bandidos.


Por Marcio Strzalkowski

Força e Honra

Comments


bottom of page