top of page
  • Foto do escritorMarcio strzalkowski

O Exterminador do Futuro

Arnold Schwarzenegger, porra!


O Exterminador do Futuro (Terminator 1984)

Escrito e dirigido por James Cameron


Vamos falar de James Cameron

James Cameron é um dos maiores diretores da história.


Sendo especialista em filmes de ação contando boas histórias de ficção científica.Trabalhou com o Exterminador do Futuro, depois trabalhou com o Rambo 2 para em seguida trabalhar em Aliens - O Resgate!


Seus filmes super machistas com protagonistas homens em situações difíceis também merecem créditos absolutos por um grande motivo. Seus filmes machistas sempre tiveram espaço para o respeito e a responsabilidade com as mulheres.

Verdadeiros filmes machistas tem espaço para grandes heroínas fodonas e James Cameron criou uma das mais duronas da história do cinema. Sarah Connor!

E não contente, ainda retrabalhou completamente Ellen Ripley! Em Aliens - Resgate!

Ambas as maiores heroínas fodonas da história do cinema terem sido trabalhadas pelo mesmo diretor, ambas enfrentam horrores desconhecidos para proteger as suas vidas assim como lidar com a maternidade!


Duas das maiores heroínas da história do cinema foram trabalhadas de corpo e mente pelo mesmo diretor que deu a elas o coração das mães!


Arnoldão peladão!

O filme começa com cenas de um futuro apocalíptico onde as maquinas estão exterminando a humanidade. Uma cena chocante mostra um tanque mecanizado esmagando crânios humanos enquanto atira em seres humanos.


Depois disso, o filme foca nos dias atuais de 1984, onde podemos ver uma anomalia elétrica muito forte. E dessa anomalia aparece um homem nu. O peladão se trata de Arnold Schwarzenegger, e só o olhar mecânico do ator já mostra que existe algo de muito errado com ele. Um olhar ao mesmo tempo cheio de frieza e maldade.

A primeira coisa que ele faz é andar até um grupo de punks, onde os punks ficam tirando sarro da cara dele por ele estar peladão. Um dos punks não tira os olhos do piru do Arnoldão Peladão, fica encarando na cara de pau, tenso.

É então que o Arnoldão Peladão simplesmente mata dois dos punks. E a analise da cena já mostra algo de muito errado com o peladão. Afinal, ele aguenta uma facada como se não fosse nada e mata um dos punks apenas atravessando o seu corpo com o punho!

A partir desse momento, podemos ver o Peladão usando as roupas dos punks e praticando violências ainda piores.


Sarah Connor

Sarah Connor é a heroína do futuro concebida no passado. E isso tanto na ficção quanto na história do cinema. De 1984 até hoje, muitos filmes tentaram ter as suas heroínas, mas poucos realmente construíram uma heroína fodona como aqui.


Isso por causa justamente da construção da personagem.

Sarah Connor foi concebida como uma personagem cuja jornada de Heroína remete a da própria Virgem Maria. Que gestando o menino Jesus, teve que fugir quando o Rei Herodes - O Grande, ordenou a morte de todos os bebes até um ano. Por medo da profecia Biblica.


No entanto, Sarah Connor é protegida pela figura heroica e trágica de Kyle Reese, que em um pesadelo mostrado do filme, mostra que sempre guardou consigo uma foto dela mesma. Algo como um Chapolim Colorado que só se fode, mas não desiste de fazer o certo.


Sarah Connor é a donzela em perigo!

Mas a donzela em perigo não fica sem reagir durante a história, a diferença é justamente que o guerreiro cavaleiro trágico Kyle Reese não apenas a protege, no decorrer do filme ele a ensina a se proteger. A lutar pela própria vida! Principalmente a ensinando a fazer bombas caseiras com nitroglicerina! O filme mostra a jornada da donzela em perigo se tornar uma sobrevivente! Uma guerreira! Sarah Connor precisou mudar, se tornar uma sobrevivente! Enfrentar um perigo real de morte e um futuro trágico!


Sarah Connor é uma das maiores heroínas no cinema graça a um herói trágico.

Assim como grandes heroínas no cinema existem justamente por causa do machismo.


O Herói do Futuro a moda antiga

Kyle Reese, que nasceu em meio ao extermínio da humanidade pelas maquinas. O Personagem vivido pelo ator Michael Biehn possui uma história até mais trágica que o Rambo, sendo atormentado durante o filme com constantes pesadelos sobre o futuro da humanidade.

É impressionante pensar que muitos dos conceitos de história e visual de Kyle Reese foram usados depois para Hideo Kojima criar o personagem Solid Snake!


De sobrevivente a guerreiro, Kyle Reese é a figura heroica trágica.

Sua missão é simplesmente voltar ao passado para enfrentar um Exterminador modelo T-800 com os armamentos atuais. Ao sair de seu tempo, ele sacrificou tudo para salvar Sarah Connor.

Sendo capaz até do sacrifício derradeiro pelo bem da humanidade.


Kyle Reese é o guerreiro do futuro com princípios machistas do passado. Em comparação direta com heróis trágicos como o Cavaleiro Percival, cavaleiro que participou intensamente da literatura sobre o Rei Arthur e que se colocou na mais profunda procura pelo Santo Grall, mas que costuma ser esquecido.


Como um herói mitológico, Kyle Reese praticamente é materializado do nada, vindo de um futuro que pode acontecer ou não. Sua vinda é exatamente descrita como nascer de novo. Dolorido, confuso e pelado. Kyle Reese precisa imediatamente buscar roupas e armas para a sua missão no filme.


Spoilers de um filme de 1984!

A ideia de O Exterminador do Futuro aconteceu por causa de um pesadelo que o diretor e roteirista James Cameron teve. Ele teve o pesadelo que o fez acordar suado e todo mijado por causa de uma “figura mortal metálica saindo do fogo”. Com a idéia final de um esqueleto de metal perseguindo ameaçadoramente uma mulher no ambiente escuro de uma fabrica. Botando a ideia no papel.

O Exterminador do Futuro é um triller de suspense com muita ação e violência! Muitas de suas cenas são tensas até hoje, como as que mostram o Exterminador matando outras mulheres chamadas Sarah Connor. O fato de que o Exterminador se mostrar imparável depois de cenas de ação só pioram a situação de terror constante. Culminando na destruidora cena onde ele invade uma delegacia e comete uma chacina! A cena é apavorante!


Curiosidades: - O Primeiro ator a fazer teste foi o Lance Henriksen que entrou na sala chutando a porta usando uma jaqueta de couro e uns dentes de ouro muito doidos! Deu um cagaço geral e até a secretária derrubou a maquina de escrever.

- O Segundo ator a fazer teste foi o Jogador de Rugby Americano OJ Simpson, porque todo o resto do planeta chama o futebol de futebol! E o que os americanos fazem é jogar Rugby com pausas! Mas ele não tinha cara de assassino. OJ Simpson não tinha cara de assassino!

- Por fim, Schwarzenegger era para ter sido o Kyle Reese, mas depois que o James Camerou botou os olhos nele, viu que ele era perfeito para ser o vilão. Schwarzenegger não gostou da idéia, mas acabou aceitando por insistência e por ler o roteiro.

- Lance Henriksen ainda está no filme!

- Arnold Schwarzenegger treinou as habilidades com armas por um mês para se preparar para o papel. Era capaz de montar e desmontar uma arma com os olhos vendados, literalmente. Ele passou horas no campo de tiro. Fez treino de Ambidestria, que é atirar com ambas as mãos. Virou uma maquina de matar.

- Nos primeiros dias de filmagem, James Cameron não tinha dinheiro para filmar cenas no meio da rua e de madrugada. Então, ele fez as filmagens com pouca gente todo cagado de ser preso. Muitas das cenas inclusive com o Arnold Schwarzenegger peladão com o piru balançando. No filme, Quando o Arnoldão peladão encontra um grupo de punks, um deles não tira os olhos do piru do terminator. Ficou encarando na cara dura. Tenso!

- A frase I'll be back? era para ser I'll come back, isso vem do ator Arnold Schwarzenegger ainda estar aprendendo inglês. Ficou marcada porque no filme, depois dessa cena, o vilão voltaria para fazer uma chacina em uma delegacia cheia de policiais!


- Durante as filmagens, Schwarzenegger foi a um restaurante em Los Angeles para meter um rango e só depois lembrou que ainda estava com a maquiagem, com um olho faltando, maxilar exposto e pele queimada.

- Uma das curiosidades era justamente a idéia de um T-1000. James Cameron já tinha a ideia de um Exterminador de Metal Liquido. Mas como os efeitos de 1984 ainda eram de stop-motion, abandonou a ideia.

- No futuro, para identificar os seres humanos e os ciborgues, era usados cachorros que cheiravam e identificavam os exterminadores. Assim, se criou o habito de um soldado se apresentar para os cachorros. Kyle Reese faz isso sem querer em uma cena com o cachorro Wolfie, que é o pastor alemão de Cameron, mesmo cachorro do segundo filme.

- Bill Paxton é um punk de cabelo azul que morre no começo do filme. O Ator foi morto pelo Alien, pelo Predador e pelo Exteminador do Futuro.

- Durante as cenas onde Arnold Schwarzenegger precisou remover um olho, podemos concluir que a cena é a mais realista da história do cinema por se tratar de um robô de verdade fingindo ser um ser humano!


Por Marcio Strzalkowski

Força e Honra!



Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page