top of page
  • Foto do escritorMarcio strzalkowski

Rocky IV


Rocky IV é um filme clássico que se vende como se fosse uma diversão descompromissada ideal para se assistir de tarde. Mas a verdade é que por trás da simplicidade aparente, tem camadas bem profundas que merecem uma melhor analise. Por isso que farei um review machista e reacionário de mais um filme da saga de Rocky e dividir com vocês algumas impressões e opiniões minhas com vocês...



Rocky IV - 1985

Escrito e dirigido por Sylvester Stallone


Rocky 4 começa com a já famosa musica "The Eye of the Tiger" da fodastica banda Survivor.

A cena abre com dois grandes amigos entrando em um ginásio humilde e solitário. Rocky Balboa e Apollo Creed adentram o ringue preparados para lutarem.

É interessante notar que cada filme da saga de Rocky pode ser assistido individualmente sem que o publico precise ter visto os anteriores, mas quem assistir esta cena vai entender o quanto que ela é mais profunda.


Desde o primeiro filme, Apollo Creed é o personagem que mais acreditou em Rocky Balboa. Mesmo nos momentos onde nem Rocky e nem mesmo o seu próprio treinador Mickey acreditavam em seu potencial.

Apollo lutou com Rocky duas vezes e sabia de seu potencial. E por isso o treinou depois que foi derrotado por Clubber Lang em Rocky III.

Por isso que a cena inicial de Rocky IV é uma pequena aula sobre respeito e amizade.

Ela retrata a relação entre dois atletas que são ao mesmo tempo rivais e grandes amigos.



A VOLTA DE APOLLO CREED

O treinamento e a luta com Rocky foram as faiscas que ascenderam uma chama em Apollo; A vontade de voltar aos seus dias de glória no ringue! Ele sentia que era a hora de dar a volta por cima e voltar ao jogo fazendo algo que adorava.

Foi quando Apollo viu uma reportagem sobre um novo atleta Soviético chamado Ivan Drago, que treinou durante anos para desafiar o campeão mundial americano.

E Apollo resolveu desafiar este novo lutador...


IVAN DRAGO - O VILÃO QUE NÃO É VILÃO...

Ivan Drago é o tipo de vilão trágico que parece vindo da ficção científica. Um atleta criado com a melhor tecnologia e com as melhores drogas anabolizantes disponiveis apenas para humilhar um oponente de uma nação rival? Parece absurdo, mas ocorre o tempo todo! Assistimos atletas que foram treinados para representar partidos e governos em toda Copa do Mundo! Em cada Olimpíada! Cada jogador da seleção brasileira de futebol custa mais do que uma escola por mês!

Ivan Drago é só um peão obedecendo ordens e um detalhe: A interpretação robótica de Dolph Lundgren cai como uma luva para alguém que sofreu todo o tipo de lavagem cerebral!


Sim, Dolph Lundgren é um péssimo ator, mas ele está interpretando alguém que sofreu lavagem cerebral e que tem a obrigação de apenas obedecer ordens! O que é genial!


Um atleta criado formado pelo melhor treinamento, os melhores anabolizantes e a melhor lavagem cerebral que o Comunismo pode dar!

Ivan Drago é só uma peça em um jogo político e é tão descartável quanto qualquer outro ser humano para o comunismo.


Ivan Drago é um fantoche tão perfeito que tem um representante do governo comunista para falar por ele em entrevistas (Nicoli Koloff, interpretado por Michael Pataki), tem um chefe entre seus treinadores e até uma esposa de mentira! Interpretada por Brigitte Nielsen, na época noiva de Stallone...

Ele não tem o direito de falar ou expressar qualquer opinião sem o absoluto controle do governo comunista!



O EMBATE DE IDEOLOGIAS

Algo a se reparar em Apollo Creed é que ele tem plena noção do jogo político por trás de treinar um atleta soviético para desafiar o campeão dos Estados Unidos. Ele conversa sobre isso com Rocky, apesar de Rocky não acreditar que tal coisa fosse possível.


O embate entre Apollo Creed e Ivan Drago significa o regime comunista contra a iniciativa do homem comum. Enquanto o homem comum conta com a própria força de vontade para suas conquistas pessoais com mérito; O comunismo significa a ausência das conquistas pessoais. Ivan Drago cumpre ordens e pronto, suas conquistas não lhe pertencem de verdade, pertencem todas ao partido comunista.


E tudo isso pode ser visto em uma cena simples do filme onde temos um entrevista com Apollo, Rocky e toda a equipe de treinamento comunista. Lógico que Ivan Drago mal participa da conversa alegando não falar inglês, mas entende perfeitamente o que se diz.

E até mesmo Paulie, o cunhado e amigo de Rocky se mete na conversa usando a razão para dizer o óbvio de que tudo se tratava de um embate político de ideologias.



TUDO FAZ PARTE DO PLANO!

Na noite da luta, Apollo Creed vem com tudo para mostrar o que acredita. Aparece vestido como um Tio Sam negro para homenagear o primeiro pais a abolir a escravidão e onde cidadãos lutaram contra o preconceito. O pais onde um negro foi consagrado como campeão mundial as custas do próprio esforço!


Ele exibe um show bem humorado e tocante sobre liberdade, esforço e James Brown!


E quando a luta começa, Apollo começa com tudo, usando estratégia e rapidez. Mas então Ivan Drago mostra a que veio: Desde o começo, o plano era matar o campeão dos Estados Unidos em cima do ringue! Ivan começa a surrar impiedosamente Apollo com o propósito único de mata-lo!

O que condiz perfeitamente com cada palavra ou gesto feito por ele, por seu treinador, por seu representante no partido e até por sua esposa de fachada.


A luta foi tão injusta e violenta que Rocky não conseguia acreditar, ele propos desesperado que Apollo abandonasse a luta após o primeiro round e Apollo pediu que Rocky nunca jogasse a toalha. Mesmo mortalmente ferido, Apollo junta forças para encarar o segundo round. E nesta hora Ivan Drago completa seu objetivo terminando de surrar Apollo perante os olhos do mundo. Coisa que assombrará Rocky para o resto de seus dias...


E completando o plano, Ivan Drago termina a luta com palavras que são o reflexo de toda a sua educação e lavagem cerebral ao olhar para Apollo caído no chão do ringue e dizer as primeiras das poucas palavras que vai falar no filme todo: Se ele morrer... MORREU.


A BUSCA POR VINGANÇA

Após o assassinato de Apollo, os comunistas fogem as pressas de volta a União Soviética alegando ameaças contra Ivan Drago. Fingem lamentar a morte de Apollo e se recolhem para evitar mais investigações sobre o incidente internacional.


E então Rocky decide sair as ruas para meditar sobre sua dor e repensar seus atos para o futuro ao som da belíssima musica No Easy Way Out de Robert Taper. Musica qual que quebra o ritmo do filme, mas que entrega ao publico uma perfeita representação de como Rocky se sentia naquele momento. E não existe auto ajuda mais simples do que um homem entender que as vezes não existem jeitos fáceis ou atalhos. E entre as lembranças que agora ardem, Rocky decide que ele mesmo vai enfrentar Ivan para vingar o amigo. Objetivo questionado por todo mundo!


ADRIAN - Um momento de claridade...

Uma das maiores injustiças que ocorre quando o filme se vende como uma diversão simples é que raramente as pessoas entendem a profundidade da relação entre Rocky e Adrian.

Sua eterna companheira amadureceu para a voz que questiona aquilo que Rocky acredita, tendo um papel fundamental como a voz da própria razão. Desde o começo do filme ela questiona o que Rocky e Apollo queriam ao entrarem de cabeça em um jogo político com um lutador anabolizado. E agora, Adrian questiona a vontade de Rocky de desafiar Ivan Drago.


E desta vez, Adrian já não pode acompanhar Rocky. Já que ele quer lutar pelo desejo de vingança pura sem conseguir entender as consequências suicidas de seus atos. Rocky acaba viajando para a União Soviética apenas com Duke(Tony Burton) seu amigo e cunhado Paulie (Burt Young), que só de zueira vai até a Rússia vestindo a camisa de "Don't tread on me". Símbolo da luta dos Estados Unidos em busca de sua independência. Nem preciso lembrar que o governo comunista fez questão de colocar agentes para vigiar e reportar todos os passos de Rocky... Mas enfim, o mais engraçado disso tudo é saber que feministas adoram falar mal do machismo sem entender que obras machistas como os filmes da saga Rocky mostram um carinho todo especial para a figura feminina de Adrian...


MERITOCRACIA - A SAGA DOS FUDIDOS!

Toda a saga dos filmes desde personagem criado por Stallone se baseia em meritocracia!

Todos os filmes falam do mesmo tema de um personagem fudido que trilha todo um caminho de treino duro para enfrentar um desafio praticamente impossível mesmo enfrentando inúmeros desafios ao mesmo tempo.


Aqui temos DUAS SEQUENCIAS memoráveis de treino com musicas inesquecíveis! Cada uma mostrando as motivações estampadas no suor de Rocky e Ivan! A Montage Theme de Rocky IV e a belissima Survivor - Hearts on Fire!


Ambas as sequencias belíssimas são uma Ode ao mérito do trabalho duro. O mérito vem do treino, do estudo e principalmente do trabalho. E mesmo que a ideologia de esquerda pregue contra o mérito; Negar o direito ao mérito só faz o pequeno ser humano simples desejar o mérito com mais força!


Todo o final deste filme se trata da batalha entre a ideologia do comunismo onde todos dependem da bondade do governo em produzir um campeão e a vontade individual de um homem em trabalhar por si próprio para ser um campeão. Uma falsa glória que um governo mente pertencer a todos ou o mérito que verdadeiramente pertence a apenas um homem.

A conquista do indivíduo!


Me chama a atenção a sequencia final da montagem onde Rocky escapa da vigilância dos agentes e sobre até o alto de uma montanha. Como uma representação do ser humano deixando o governo para trás e conquistando até o alto da montanha com o próprio esforço e força de vontade!



O EMBATE FINAL

Normalmente eu não conto o final dos filmes em meus reviews, mas o final deste filme clássico merece nossa total atenção. A luta final começa com Rocky em um estádio onde tudo remete ao PARTIDO COMUNISTA BOLCHEVIQUE! Ao total oposto da entrada de Apollo Creed onde um homem negro tem orgulho de sua liberdade de se vestir como Tio Sam e trazer James Brown para cantar em uma celebração da individualidade.


Na luta contra Ivan Drago, tudo remete ao governo e as suas conquistas. Ivan Drago representa o governo comunista em um ringue de boxe. Não existem conquistas ou medalhas para Ivan Drago; Apenas para o governo! O qual tem inúmeros de seus representantes em lugares especiais para ver a luta: Inclusive os lideres do governo que vão assistir a luta de camarote!


Quando a luta começa, não demora muito para que Ivan Drago demonstre força superior e uma brutalidade compatível com uma tentativa de assassinato. Rocky sofre muito para acabar os primeiros rounds. O problema todo pode ser visto em um momento quando Rocky reage, levanta Ivan Drago no ar e o derruba no chão! A partir deste momento, Rocky vai apanhar como nunca, será derrubado inúmeras vezes: MAS vai se levantar todas as vezes, vai aguentar todas as porradas que vier e ainda vai continuar lutando para total desespero de Ivan Drago!


Chega uma hora onde Ivan reconhece entre um round e outro que Rocky não parece um ser humano normal, mas que parece feito de aço de tão duro!

E para explicar melhor, vou contar a história dos bastidores onde Sylvester Stallone manda que Dolph Lundgren lhe de um soco de verdade, tradição da saga Rocky onde os atores filmam cenas reais de socos: Dolph Lundgren lhe dá um soco real tão forte que Sylvester Stallone foi parar no hospital com rompimento cardíaco! Os médicos compararam o incidente a um acidente de carro, MAAAAAS, Sylvester Stallone ainda continuou o Filme!!!


O embate construido durante todo o filme culmina em uma das melhores sequencias sobre boxe do cinema!



O JOGO DO PODER

Durante a luta podemos ver vislumbres do jogo do poder que os comunistas tem e o modo como reagem a luta. Como a forma implicita como o filme deixa a dica que a esposa de fachada de Drago seja amante de seu representante no partido só pelo modo como dividem o mesmo cigarro. Sobre como os lideres do partido deixam claro suas reprovações uns para os outros a um nível onde sabemos que cabeças podem rolar. E pouco antes do final da luta, quando os representantes do governo comunista percebem que o povo que deveria torcer para o campeão comunista, estava torcendo por Rocky; Expressaram seu descontentamento.

O que leva o representante a dar uma mijada em Ivan e até lhe dar um safanão. Ivan então se descontrola, agarra o representante pelo pescoço e a gritar com o próprio presidene dizendo que iria ganhar por si mesmo: O que determina o destino de Ivan Drago em algum paredão de fuzilamento após a lua... ...Ganhando ou perdendo a luta.


O DISCURSO FINAL

O discurso final de Rocky Balboa já não é mais de mera vingança contra Ivan Drago. Mas sim um discurso consciente sobre a responsabilidade que estava em seus ombros por meses. Rocky não queria matar ou se vingar de Ivan Drago, mas sim vencer de forma justa na frente do governo que puxa as suas cordas.


Rocky derrotou as pretensões de um governo corrupto e deu esperanças para as pessoas sem causar um incidente internacional onde houvesse o perigo de milhões de pessoas se matando!

Com certeza um clássico do cinema que merece ser visto de novo sempre...


Por Marcio Strzalkowski

Força e Honra!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page