top of page
  • Foto do escritorMarcio strzalkowski

Rambo III

Filme mais injustiçado de toda a série!

Mostra o conflito da Guerra do Afeganistão que foi invadido em 1979 pela URSS. Durante 10 anos, a URSS praticou as maiores atrocidades contra uma população civil que estava lutando por liberdade. Rambo 3 mostrou o ponto de vista do personagem lutando ao lado dos afegãos, mostrando muito respeito por sua luta.

Porém, o filme é o fato de que depois os afegãos foram dominados pelos Talibã e se tornaram a maior força de guerra com terrorismo no mundo!

Rambo 3 (1988)

Dirigido por Peter MacDonald

Escrito por Sylvester Stallone e Sheldon Lettich

Baseado no personagem Rambo de David Morrell




A Terapia do Rambo

Tudo o que o publico precisa no começo deste filme para entender o personagem Rambo é ver como ele lida com os traumas dos eventos dos filmes anteriores.

Enquanto seu velho amigo Coronel Trautman, vivido novamente por Richard Crenna, procura por Rambo nos cantos mais isolados e pobres da Tailândia.


Rambo pode ser visto se preparando entre os monges budistas para entrar em combate! E para quem não entende, isso é a terapia que Rambo busca para lidar com traumas de guerra. Esse inicio de filme é marcado pelo preparo físico de Sylvester Stallone, que utilizou treinamento real de batalha misturado com muita corrida!


Em cena, podemos perceber facilmente que Rambo se deixa atingir de propósito durante a luta. Nenhuma das porradas realmente machucam Rambo, mas doem e vão deixando Rambo cada vez mais furioso.

Aos poucos, a cena vai mudando dramaticamente com Rambo atingindo seu oponente com golpes mais duros até chegar ao ponto onde o personagem pode ser visto com um olhar de psicopata prestes a matar seu oponente no chão.

É então que Rambo se acalma, estende a mão para seu oponente e o levanta.


Entender essa cena é entender o que se passa com o personagem. Entender o seu caráter.

O personagem de Rambo entende e vive pela violência. Mas busca para si uma vida calma em meio a monges budistas. E mesmo quando ele se coloca em situações de violência, ele ainda busca controlar a si mesmo.




O encontro com a religião e a paz

O Coronel Trautman busca Rambo para ajudar em uma missão no Afeganistão. Conflito de uma década inteira com Milhões de mortos causado pela URSS.


O contexto do século XX é entender que nacionais socialistas, fascistas e comunistas vieram do mesmo pensamento socialista nascido nas décadas de 1860. Isso é fato! Assim como entender que comunistas foram piores do que nacional socialistas e fascistas juntos. Os números de países transformados em ditaduras genocidas com Milhões de Mortos não mentem.

Durante todas as décadas de 50, 60 e 70: URSS ajudou a transformar diversos países em ditaduras genocidas. Uma verdade absoluta na Ásia, na África e na América do Sul. Na década de 1970, a América do Sul tinha 8 ditaduras comunistas e genocidas. Enquanto que o Brasil teve uma Ditadura Militar contra o comunismo.


Em 1979, a URSS invadiu o Afeganistão para reforçar suas tropas Marxistas. O chamado de socialismo islâmico. E assim como a doutrinação socialista quer esconder os fatos históricos irrefutáveis de que tanto nacional socialismo quanto fascismo nasceram na esquerda socialista: Eles também precisam esconder a existência do socialismo islâmico. É o que chamamos de alienação. Uma verdade importante que é escondida, alienada de nós!


Este contexto histórico resumido explica como o povo do Afeganistão se uniu em uma luta por liberdade contra o comunismo. 10 anos de Guerra e 2 Milhões de Mortos. 10 Milhões de feridos e refugiados.


Ao final, uma fabula contada por Trautman.

Era uma vez um artista que encontrou uma grande pedra. Ele levou a pedra para casa e começou a trabalhar em uma grande escultura. Ele a talhou, esculpiu, poliu a pedra até completar sua escultura. Quando mostrou ao amigos, eles elogiaram a escultura. E então o artista apenas disse:

- A escultura não é nada! Ela já estava lá, eu só peguei a pedra e a esculpi!


E foi assim que o exercito apenas esculpiu Rambo para ele ser uma maquina de matar.




Captura

Quando Coronel Trautman tenta adentrar o Afeganistão, temos a primeira batalha do filme. Ou melhor dizendo, o primeiro massacre! O filme mostra um helicóptero Mil Mi-24 Hind-D. Veiculo utilizado especialmente para massacres. Um helicóptero conhecido como a carruagem do diabo!

É um modelo para transportar 8 soldados, permite que o piloto controle sozinho os disparos de metralhadora, de um par de canhão fixo duplo e de mais um par de canhão de 23mm. O passageiro também tem direito a sua própria metralhadora.


Além de tudo, o Hind-D é blindado contra a maioria das armas leves. Na mira do Mil Mi-24 Hind-D, Coronel Trautman até poderia tentar atirar, mas isso custaria a vida de seus homens. De modo que ele se rende.



O filme mais injustiçado

A partir do momento onde John Rambo decide ir para o Afeganistão resgatar o amigo e ajudar um povo que luta por liberdade: Temos a história do filme focando no mais puro respeito ao povo Afegão.


O filme retrata a luta do povo Afegão organizando bases civis vivendo em tendas no deserto, precisando de mantimentos em forma de comida e medicamentos. Pacientes amputados de guerra. Guerreiros que se movem a cavalo lutando contra um dos mais terríveis exércitos do mundo. Meninos são mostrados revelando o drama das crianças soldado.


O pais é mostrado com fotografia impecável e descrito com todo respeito.

Muitos já haviam tentado conquistar o Afeganistão e falhado: Alexandre, o Grande, Gengis Khan, o Reino Unido — e, agora, era a vez dos soviéticos.


Um antigo inimigo fez uma oração. Ela diz:

"Meu Deus, livrai-nos dos venenos das cobras, do dente do tigre e da vingança dos afegãos"


O filme presta todo o seu respeito e homenagem aos guerreiros mujahideen.

E é exatamente por isso que o filme veio a ser massacrado com o tempo. Ele se preocupou em prestar homenagens e menos de uma década depois o mundo veria a formação do Talibã. Uma das maiores organizações terroristas do mundo.


Foi uma das atitudes mais maduras de Sylvester Stallone em se tratando de um filme retratando uma guerra real.


Trautman e Zaysen

Em meio a torturas, existe o contexto de dialogo entre o Coronel Trautman e o Coronel Comunista Zaysen, vivido pelo ator francês Marc de Jonge.


No contexto da época, os helicópteros Mil Mi-24 Hind-D foram o terror absoluto e até hoje são citados dentro da Rússia exatamente pelos massacres de civis. Sim, os comunistas idolatraram os massacres cometidos no Afeganistão. Quem mandava na cultura eram os comunistas e dentro da URSS foi comum exaltar os massacres em nome da mãe Rússia. Exato oposto da cultura nos EUA onde qualquer injustiça no Vietnam acarretava em vergonha publica.


Para enfrentar os helicópteros Hind-D, os Estados Unidos armaram a população com misseis Stinger, que eram fáceis de carregar e guiados pelo infravermelho. Milhões de misseis Stinger foram enviados para o Afeganistão e isso permitia que uma criança conseguisse mirar, atirar e abater um helicóptero Hind-D.


Zaysen interroga Trautman para saber sobre os misseis, mas recebe uma boa resposta.

- Se tivesse estudado a história deles, saberia que nunca se rendem. Preferem morrer a serem escravos de um exercito invasor. Não podem derrotar pessoas como essas. Nós tentamos, tivemos nosso Vietnam, agora vocês terão o seu.


Ao final da tortura, Trautman acaba entregando a posição dos misseis.

- Estão na sua bunda!



O jogo da ovelha

O nome do jogo é Buzkashi, tem três mil anos e consiste em times a cavalo disputando a carcaça de uma ovelha para jogar em um circulo no chão.

O filme não tem frescura de falar mal do jogo que envolve crueldade com os animais. Mas sim abraça a ideia maluca de jogar este jogo! Lógico que o jogo tem porrada franca e amigável com pessoas caindo do cavalo, fraturando 3 costelas ou quebrando 4 patas dos cavalinhos.


O jogo é o que é. E o único problema é a sequencia que mostra os helicópteros Hind-D se aproximando para massacrar os Afegãos.


Massacre

Para entender, a violência desse massacre foi algo muito próximo da realidade dos fatos. Dois helicópteros fazendo voo rasante e descarregando bombas, misseis e chumbo em multidões de guerreiros, mulheres e crianças.


A música de Jerry Goldsmith consegue passar ao mesmo tempo a noção de perigo, de tragédia e do caráter de Rambo correndo para uma metralhadora antiaérea para enfrentar os helicopteros.


Multidões inteiras de mulheres e crianças eram engolfadas pelo fogo.

Um dos helicópteros é pilotado por Zaysen em pessoa e em diferentes tomadas conseguimos perceber os mesmos como monstros de terror.

O massacre só para depois que Rambo abate um dos helicópteros.


Hamid - O menino soldado

interpretado por Doudi Shoua, Hamid é a cara de uma realidade trágica da guerra.

Crianças soldado. Meninos que muitas vezes são recrutados contra a própria vontade para fazer parte de guerras que nem entendem. E ele pretende ajudar Rambo em sua missão de resgate.


O mundo seria um lugar muito melhor se as pessoas se preocupassem mais com as crianças soldado do que com representatividade.


Rambo e uns poucos companheiros tentam invadir a base dos comunistas para resgatar o Coronel Trautman. Aqui, existe o fato de que Rambo não quer o menino soldado lutando ao seu lado. E o menino se força dentro da história. Mais do que isso, ele já estava na história antes mesmo de Rambo aparecer.


Rambo invade a base na mais pura maciota e planta diversos detonadores para causar o máximo de dano em 10 minutos. Além do menino soldado que acompanha Rambo, temos a triste realidade de que comunistas capturam mulheres e crianças para praticar a violência sexual como arma de guerra! Os comunistas são os únicos exércitos no mundo a utilizar a violência sexual como arma de guerra!



Onde o resgate fracassa, começa a violência

Antes de colocar a culpa no menino Hamid por Rambo ser descoberto, temos que entender que a URSS já não tinha nada que invadir o pais dos outros para fazer um genocídio civil. Logo, pau no cu dos comunistas e começa uma cena de ação daquelas de dar gosto!


Por sorte, os detonadores colocados para causar o máximo de mortes de comunistas para encobrir a fuga começa a explodir tudo.

Em meio ao tiroteio, o menino Hamid é atingido na perna por um tiro de AK-47, o que significa que ele nunca mais vai andar. Assim como Rambo também é atingido por um longo pedaço de estilhaço das explosões. Ou seja, em cena, Rambo e Hamid estão fragilizados em perigo, restando ao caráter de Rambo resgatar o menino do meio do tiroteio.


Uma das cenas mais legais é a cena onde Rambo se esconde nos esgotos dentro da água cheia de coliformes para então emergir atirando com a AK-47. A cena é legal pois, a AK-47 realmente consegue atirar depois de entrar dentro da água!


Cauterização

Em sua fuga, Rambo tem que retirar o pedaço de detrito que atravessou seu corpo. E para isso, ele vai utilizar a pólvora de uma bala para cauterizar o ferimento, impedindo o sangramento.


O contexto da cena é ainda mais doloroso.

Ele manda que seus amigos fujam sem ele. Chegando a olhar nos olhos do menino Hamid e mentindo que o verá de novo.


Retirar o longo pedaço de madeira que atravessou o seu corpo e cauterizar o ferimento são um marco para a maquiagem. Tudo feito em efeitos práticos sangrentos que um dia já apareceram na Sessão da Tarde!



Resgate

A base comunista está em alerta máximo!

Zaysen está nos helicópteros, tropas estão se movimentando sem parar. O plano é cometer um grande massacre de afegãos até encontrar Rambo.


A sequencia em si é um espetáculo.

Rambo decide invadir a base de novo, mas desta vez, utilizando uma rota que os comunistas não esperam. Escalar a montanha de pedra pura para chegar ao alto da base.


Nas minucias do filme, Coronel Trautman será torturado com um lança chamas na presença do traidor que denunciou a sua entrada no Afeganistão, o dono da loja que aparece no inicio do filme! Rambo invade o lugar, mata impiedosamente os comunistas enquanto Trautman pode ser visto matando o traidor.


Em seguida, Rambo pode ser visto resgatando soldados afegãos e mulheres que estavam presas na base. Para sair da base, Rambo e seu grupo roubam um helicóptero Hind-D! O helicóptero é utilizado para matar e explodir o maior numero possível de comunistas em sua fuga. Mas infelizmente, o helicóptero é muito atingido e derrubado.


O grupo se separa enquanto Rambo e Trautman seguem seu caminho. O resgate foi um sucesso.



A volta do arco e flecha!

Uma das maiores contribuições de Sylvester Stallone para reinventar o personagem foi o uso de arco com flechas explosivas! Rambo e Trautman são perseguidos pelas montanhas do Afeganistão. Em uma cena espetacular, Rambo consegue atingir em cheio um helicóptero Hind-D com uma flecha explosiva.


Uma das sequencias que vão fechando o filme é justamente o fato de Rambo ter atraído os comunistas para as cavernas do Afeganistão e que agora ele vai matando um por um.

Uma das cenas que gosto de mencionar é o fato de que Rambo utilizou uma das flechas com a famosa luz-azul. E o que faz a luz-azul? Ela fica azul! É uma luz feita para iluminar o mínimo possível do ambiente. Rambo a utilizou para atirar uma flecha em um comunista de modo que ele gritasse de dor e chamasse a atenção com a luz-azul. De modo que os outros comunistas atiraram no próprio amigo!


Ao final, temos a famosa sequencia que revoltou os frescos!

Durante a fuga das cavernas, Rambo deve lutar com um comunista do tamanho do Zangief. E para vencer a luta, Rambo usa uma corda para enforcar o comunista enquanto puxa os pinos das granadas no cinturão do comunista. E assim, termina a luta com um chute giratório que derruba o comunista de volta nas cavernas.

Ou seja: O comunista levou um chute giratório para cair em um buraco com uma corda no pescoço e com granadas prontas para explodir! O comunista morreu três vezes!




A volta dos mujahideen

Ao final do filme, prester a serem mortos. Rambo e Trautman tem a ajuda dos guerreiros mujahideen. É uma sequencia para fechar o filme em grande estilo, inclusive mostrando Rambo roubando um tanque para enfrentar o Hind-D.


Mais uma vez

O filme presta toda a homenagem e respeito a um povo que estava lutando por sua liberdade por dez anos. Foi algo certo a se fazer. Ninguém conseguiria prever que em menos de 2 anos, o Afeganistão seria dominado pelo Talibã e que os guerreiros mujahideen se tornariam os maiores terroristas do mundo. No quesito de politica, os Estados Unidos ajudaram o Afeganistão a conquistar a liberdade em uma luta de dez anos. O que o Talibã fez aos olhos da história foi traição.


Por Marcio Strzalkowski

Força e Honra!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page