top of page
  • Foto do escritorMarcio strzalkowski

O Vingador do Futuro



O Vingador do Futuro (Total Recall 1990)

Dirigido por Paul Verhoeven

Escrito por Ronald Shusett, Dan O'Bannon e Gary Goldman. Baseado no romance de Philip K. Dick, chamado We Can Remember It For Your Wholesale.


O filme começa em Marte

Temos o vislumbre de dois seres humanos caminhando pelas paisagens de Marte usando trajes especiais. Um deles é ninguém menos que Arnold Schwarzenegger , enquanto que a outra pessoa é uma morena espetacular e misteriosa. Eles quase se dão as mãos antes dele tentar andar mais alguns passos e tropeçar. Ele tem uma queda feia e o vidro de sua máscara se quebra. E a atmosfera de Marte começa a inchar seu rosto de maneira horrível, com direito a olhos saltando das orbitas e língua para fora da boca. Uma morte horrível.

E ele acorda desse pesadelo ao lado de sua mulher que lhe pergunta se ele estava sonhando com Marte e com a morena misteriosa de novo. O nome dele é Douglas Quaid.

E todo esse inicio do filme mostra Quaid obcecado por Marte mesmo sem saber por que. Ele observa os noticiários sobre Marte, assiste a violência de Marte e mesmo assim cogita se mudar com sua esposa para Marte. Uma obsessão estranha.

Até que se depara com uma propaganda no Metrô sobre ter implantes de férias em uma clinica. Algo perfeitamente natural no futuro. Implantar memorias falsas em uma clinica.

Mesmo contra o conselho de um amigo, Quaid vai até a clinica Recall para marcar um implante de memória de viagem a Marte. Mesmo contra o conselho do Doutor que recomendava cruzeiros a Saturno. Mas Quaid estava obcecado por Marte.


Tirar umas férias de si mesmo

O programa básico da Recall custa 800 pilas. Mas o Doutor faz uma recomendação de primeira por mais 300 pilas. Com esse plus, Quaid teria uma segunda identidade, bandidos estariam tentando matar ele o tempo todo, seria obrigado a viajar para Marte como espião, conheceria a mulher dos seus sonhos, lutaria ao lado dos rebeldes e garantiria a liberdade de Marte.

Com tudo isso planejado para suas férias de mentirinha, temos um dialogo simples. Um dos médicos lhe pergunta:

- Primeira viagem?

- Sim.

- Não se preocupe, as coisas nem sempre dão errado por aqui.


Quaid então precisa escolher pequenos detalhes de suas férias como a mulher de seus sonhos que curiosamente aparece perfeitamente na tela do computador da Recall. Inicialmente ele escolhe que ela seja depravada, mas depois muda para recatada.

Quaid adormece com uma dosagem de um poderoso sedativo.

A cena seguinte mostra o pânico na Recall enquanto Quaid tenta se soltar de um surto! A Doutora que o atendeu usa um termo inventado, Embolia Esquizoide!


Ao que parece, Quaid realmente já tinha estado em Marte e alguém apagou a sua memória!

Neste plot twist, ao tentar implantar simples férias, o implante anterior foi perfurado. E quando pedem a Quaid para se acalmar, ele pega um dos médicos pela garganta e simplesmente diz:

- Meu nome não é Quaid!


Quaid tem a memória apagada da Recall e acorda no Taxi do Johnny, que é um robô imitação simpática de Stan Laurel, comediante famoso conhecido como o Magro de O Gordo e o Magro. O taxi o deixa no Metrô onde ele iria para casa até ser encontrado pelo colega de trabalho e outros três desconhecidos.

Seu amigo pergunta sobre a Recall e tenta levar Quaid para tomar uma cervejinha. Ao que Quaid tenta ir para casa, os desconhecidos o agarram e levam para um canto do metro onde ameaçam matar Quaid e onde temos a primeira cena de ação com o Schwarzenegger.


É tudo mentira!

O vingador do Futuro é um dos filmes mais inteligentes da ficção cientifica! Onde não fazemos a mínima ideia se o que está acontecendo em tela é real ou não. E o diretor fez questão de nunca responder essa questão. Todas as pistas do que aconteceria no decorrer da história já estavam presentes antes de Quaid chegar a Recall.


É tudo verdade!

Quaid já tinha sonhos com Marte e com a morena misteriosa desde o começo do filme, sua obsessão com Marte o acompanhava a ponto dele acompanhar as noticias violentas sobre marte.

E o mais interessante de tudo. Quaid trabalhava como um pedreiro mesmo que tenha o preparo físico real acima do nível militar.


Verdades e mentiras

No desespero, Quaid reage contra seus atacantes e os mata de forma brutal e assustadora. Ele fica completamente apavorado com o que fez. Vai pra casa e conta tudo a esposa mostrando as mãos cheias de sangue.

Isso faz com que ela tente ligar para o médico. Ele vai ao banheiro lavar as mãos e descobre que tem alguém dentro de casa tentando mata-lo!

Quaid reage acaba descobrindo que sua própria mulher quer mata-lo! E aqui temos um show com a Sharon Stone no auge da forma encarando o Schwarzenegger!


Mais um plot twist! Sua esposa é uma agente que deveria vigia-lo! Todo o seu passado foi apagado e um novo foi implantado para evitar que ele revele algo que nem mesmo se lembra!

Ela ainda tenta seduzir Quaid, mas ele percebe que ela só quer ganhar tempo até que agentes cheguem no apartamento para pegar ele.

Assim, Quaid se despede da esposa com um bom soco na cara. E antes de me encher o saco com mimimi, o contexto ainda é o de que ela tentou mata-lo!


Richter

Interpretado por Michael Ironside, Richter é um vilão extremamente ameaçador e com uma ótima motivação. A sua mulher é a agente que fingia ser a mulher de Quaid!

E por isso, Richter quer matar Quaid por motivos pessoais!


Uma das cenas mais brutais dessa perseguição é justamente o tiroteio na escada rolante. Os agentes emboscam Quaid subindo a escada rolante e começam a atirar no meio da multidão. Isso faz com que um jovem inocente seja morto pelas balas. Mas dai fica pior, pois Quaid usa o corpo do rapaz como escudo enquanto atira nos agentes! E a cada vez que os agentes atiram em Quaid, acertam de novo o rapaz já morto!

A cena é de uma sanguinolência só!

Com direito a Richter literalmente pisar no corpo do colega para continuar a perseguição.

O filme mostra em segundos como os bandidos não ligam para quantas pessoas morrem.


Quaid precisa fugir pelo metro socando a janela do trem. Schwarzenegger realmente quebrou essa janela e cortou a mão.


Ao final, temos a certeza que Richter trabalha para ninguém menos que Cohaagen, o governador da colônia de Marte! O qual chama a atenção para o fato de que não quer Quaid morto. Fato que seria muito usado por críticos que não prestam atenção aos detalhes da trama.


O restreador

Tentando despistar os agentes, Quaid vai para um hotel onde recebe a ligação de um antigo colega de Marte. E são pequenas cenas durante a perseguição que roubam a cena antes da grande cena de remoção do rastreador.

Afinal, o colega de Quaid simplesmente deixa a mala no chão da calçada para Quaid pegar e uma velhinha tenta pegar a mala antes dele. Gritando um bom “Fuck you Asshole!” para nosso herói!

Em seguida, reconhecido na rua pelos agentes, Quaid entra em um taxi e pede aos palavrões que ele dirija.

- Para onde vamos senhor?

- Merda! Merda!

- Não reconheço esse endereço, senhor.


Quaid foge com a maleta e descobre que dentro dela tem uma arma, um holograma de pulso, dinheiro, documentos falsos, um bom chocolate, um notebook que vai revelar boa parte da história e um removedor de rastreador.


A história?

Nosso herói era um vilão nessa história trabalhando para Cohaagen, mas ao descobrir que era tudo mentira, foi capturado e teve sua memória alterada. Ganhou um novo nome, novo emprego e uma mulher. Mas agora que teve seu implante de memória alterado, precisa evitar a captura e ir para Marte.


A cena a seguir é a remoção do rastreador e é uma das melhores cenas usando efeitos práticos.


Marte

A cena da chegada de Quaid a Marte é muito emblemática por mostrar a revelação do disfarce. Estamos falando de um personagem com uma cabeça mecânica que se abre inteira para então mostrar o rosto de Arnold Schwarzenegger. Assusta porque o truque não teve nada de digital, mas sim a animação Stop Motion que deu vida a King Kong de 1933!


Marte é planeta inteirinho vermelho onde o governador pode literalmente fazer tudo o que quiser inclusive cobrar as pessoas pelo ar que consomem. Sim, é o sonho de demônios como Stalin e Mao Tsé Tung.

Aqui, Quaid vai até o hotel com a identidade falsa e descobre que ele deixou um recado para si mesmo indicando a zona de baixos puteiro. Onde precisa encontrar Melina.

E aqui o detalhe mais interessante! É justamente na zona dos puteiros que Quaid finalmente começa a observar e se identificar com seres humanos! São cenas curtíssimas em um filme de ação que mostram o personagem sendo gentil com uma criança e questionando o que aconteceu com toda aquela gente.

Redomas mal feitas e ar de péssima qualidade renderam mutações horríveis com alguns tendo poderes como ler a mente.


O Respeito as Mulheres

Todos os meus cinco leitores sabem como adoro explicar como filmes machistas são os que mais tem respeito perante as mulheres. E para esse filme, isso se mantem!

Temos aqui uma Sharon Stone super talentosa que convence sendo meiga para na cena seguinte ser o cumulo da Femme Fatale.

Assim como para o papel de Melina, temos a atriz Rachel Ticotin estreando no cinema.


Melina faz parte integral da resistência contra Cohaagen e pode levar Quaid diretamente de encontro ao líder da resistência, Kuato! Sendo a peça chave de ligação entre Quaid e o seu entendimento de certo e errado.


E a parte que mais magoa Melina é saber que o homem que já amou sofreu uma lavagem cerebral para nunca mais lembrar dela.

Existe muita mágoa e sentimentos fortes nela. Mas por enquanto, Quaid deve ir embora!


Doutor Edgemar

Aqui o filme volta a falar de lavagem cerebral. A cena é simples de Schwarzenegger com o ator Roy Brocksmith. Toda a sequencia é um show roteiro inteligente!

O Doutor explica de forma simples e bem argumentada que Quaid ainda está na Recall sofrendo uma Embolia Esquizoide. Que tudo o que está vivenciando é apenas parte do pacote que ele comprou na Recall. Mas que ele está realmente tendo um problema grave de saúde onde deve abandonar a fantasia.


Tudo fica ainda mais completo quando Sharon Stone entra em cena. O talento da atriz interpretando uma esposa sofrendo pelo marido é muito bom.

E para voltar a realidade, Quaid precisa tomar nada menos que a Redpill!

Sim, Quaid deve tomar a pílula vermelha para acordar para a realidade!


Lá se foi a Redpill!


No entanto, antes de tomar a pílula, Quaid percebe que o Doutor está suando. Algo que nunca aconteceria se ele estivesse no sonho!


Quaid mata o Doutor e assim é atacado por capangas.

Ou

Quaid mata o Doutor e a sua fantasia volta com força!


De qualquer forma, Sharon Stone muda diante de nossos olhos de uma pessoa doce e amorosa para uma agente fria e porradeira!


Kuato quer te ver

Segundos antes de uma nova cena de ação, podemos ver o vilão Richter agindo com carinho para com sua esposa. Nesse meio tempo, Melina entrar em cena para resgatar Quaid com mais um tiroteio bem sangrento e uma porradaria entre Rachel Ticotin e Sharon Stone. Sharon Stone estava pronta a matar Melina quando Quaid interrompe. Em um último momento, Sharon tenta matar Quaid e ele acerta bem no meio de sua testa.

Quaid e Melina fogem rápido.

E quando Richter chega ao local, encontra a esposa morta com um tiro na testa. Agora temos um vilão com uma grande motivação para matar Quaid. Richter está com tanto sangue nos olhos que quase atira na redoma de vidro que protege a rua inteira de uma morte horrível sob a atmosfera de Marte!


Quaid e Melina precisam fugir rápido e para isso entram no taxi do Benny, um safado que tem cinco filhos pra criar. A Perseguição leva até o puteiro Último Refugio. A resistência esconde Quaid, Melina e o taxista safado Benny.

Quando Richter entra em cena, é recepcionado por Mary, a moça de três seios. Ele pergunta a ela onde eles foram, ela diz não saber de nada, dá as costas e Richter atira nela pelas costas!

Um tiroteio violento se inicia com direito a uma anã usando uma submetralhadora!

Sabendo disso, Cohaagen manda que Richter e todos os policiais saiam do setor G. Seu plano é cortar o abastecimento de ar para matar todo mundo!


Abra sua Mente

Uma das partes mais legais do filme é justamente o fato de que Kuato é um dos melhores personagens animatronicos feitos em efeitos práticos do cinema! E dos mais nojentos!

Mas tendo conexão mental com Quaid, se tem o segredo de Marte.

O planeta tem uma máquina gigante com meio milhão de anos criada por alienígenas que pode derreter o núcleo de gelo do planeta criando uma atmosfera de ar! Justamente o que poderia salvar todas as pessoas do Setor G e destruir o monopólio de Cohaagen.


Ao final da revelação, a Resistencia é encontrada e se inicia um intenso tiroteio. Kuato, o líder mutante, é traído por Benny – o taxista safado! As últimas palavras de Kuato são para Quaid ligar o reator. Por fim, Kuato recebe o último tiro vindo de Richter.


Amizade com Cohaagen

Quaid e Melina são capturados. Isso significa que chegou a hora de Cohaagen contar seu plano só para torturar ambos. O plano que Cohaagen planejou por um ano seria usar o espião original, Hauser, apagar a sua memória, criar uma nova identidade e lhe dar um emprego na terra com uma obsessão para voltar a Marte. O vilão da história fez um plano onde faria lavagem cerebral no seu espião para criar um cara inocente que poderia se infiltrar no meio de mutantes que sabem ler mentes! Criando assim um dos melhores plot twists da história do cinema onde o herói é traído por ninguém menos que ele mesmo!

E enquanto Quaid ainda estava tentando entender essa história, os homens de Cohaagen o colocam em uma maquina para remover a sua personalidade inocente para que ele volte a ser Hauser!

Assim como decidem que Melina será transformada em outra pessoa. Cohaagen até usa o termo “consertar” para se referir a ela se transformar em uma escrava.

Para completar, os guardas avisam que o Setor G está quase sem oxigênio e que todos morreram em uma hora. Ao que Cohaagen apenas responde: Que se fodam!


Os últimos da resistência

Enquanto Cohaagen e Richter saem de cena, Quaid e Melina precisam resistir a lavagem cerebral. Quaid consegue se soltar e começa a lutar contra os doutores. Se pode até ver uma pequena referencia a Robocop – O Policial do Futuro aqui.

Como sempre, Quaid deixa um verdadeiro banho de sangue em cena antes de libertar Melina e partirem para o reator que pode salvar a todos.

Antes de chegar a passagem que leva ao reator, temos o confronto entre Quaid e o Benny, aquele taxista safado!

Chegando no reator, temos o confronto com Richter e o uso inteligente do holograma, rendendo cenas memoráveis.

Assim como o fato de que Quaid consegue chegar na chave do reator e Cohaagen tenta explodir tudo para chegar em casa a tempo de tomar o café da manhã.

No confronto, um cano que leva até o lado de fora é explodido e todos serão sugados para o lado de fora para ter uma morte horrível. No último momento, Quaid finalmente alcança e liga o reator antes de ser sugado. Quaid, Milena e Cohaagen são jogados do lado de fora e o filme mostra com detalhes como pode ser a morte na atmosfera de Marte. Os melhores efeitos práticos e de maquiagem!


O filme acaba sem revelar se foi tudo real ou imaginário!

Mas com certeza é um clássico do cinema!


Curiosidades

- O Diretor Richard Rush foi cotado para dirigir o projeto com outros atores como protagonistas. David Cronenberg também esteve envolvido com o projeto trazendo William Hurt como protagonista. Foram mais de 40 versões diferentes do roteiro antes de Arnold Schwarzenegger pegar o projeto para ele, levar para a Carolco Pictures e chamar ninguém menos que o maluco que dirigiu Robocop, Paul Verhoeven, para dirigir esse filme!

- Na cena do Metrô onde Arnold Schwarzenegger teve que quebrar o vidro da janela, o ator realmente quebrou o vidro da Janela e se cortou! Tinha um explosivo que deveria ter quebrado a janela no lugar, mas falhou.

- Durante as filmagens, a comida estragada gerou uma onda de caganeira na equipe e Paul Verhoeven foi levado para o hospital. Arnold Schwarzenegger escapou da caganeira por parte de seu treinamento em O Predador, onde aprendeu a levar sua própria água e comida.

- Apenas 77 pessoas foram mortas no decorrer da história do filme.

- David Cronenberg abandonou O Vingador do Futuro para fazer seu projeto de coração A Mosca. Mas muitas de suas ideias foram usadas no filme como os mutantes de Marte e Kuato!

- As únicas cenas em CGI do filme se tratam das sequencias onde os personagens passam pelo Raio X. Todo o resto são os melhores efeitos práticos da época.

- O trabalho de Sharon Stone deixou o diretor tão impressionado que ele imediatamente a convidou para dirigir Instinto Selvagem.

- Infelizmente os três seios na atriz Lycia Naff são falsos.


Por Marcio Strzalkowski

Força e Honra!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page