top of page
  • Foto do escritorMarcio strzalkowski

Top Gun – Ases Indomáveis


Todos os meus cinco leitores adoram quando explico que filmes machistas são os que mais respeitam as mulheres. E digo também que são os mais românticos! Tipo esse grande clássico do cinema, da Sessão da Tarde e de assistir deitado de conchinha com a patroa!

Um review machista de um filme romântico para assistir abraçadinho com a companheira!


Top Gun – Ases Indomáveis (Top Gun - 1986)

Dirigido por Tony Scott

Escrito por Jim Cash e Jack Epps Jr baseado no artigo Top Guns de Ehud Yonay


Ride into the danger zone

O filme já começa em velocidade Mach 1, de 1,225 km/h, com dois caças dos Estados Unidos fazendo exercícios em território inimigo enquanto explica a história da Escola de Pilotos de Caça inaugurada em 3 de Março de 1969, mas conhecida pelos alunos como Top Gun. Só os melhores entre os melhores.

A música é uma das melhores trilhas sonoras de 1986 com “Danger Zone” de Kenny Loggins abrindo o filme. Dois caças americanos sobrevoam o Oceano Indico. Território inimigo onde os caças americanos vão ficar frente a frente com caças inimigos comunistas. E quando o comandante pergunta sobre quem estava nos caças, descobre que uma dupla são Merlin e Cougar enquanto que o outro caça é pilotado pela dupla Maverick e Goose.


Tom Cruise interpreta o herói do filme Maverick, enquanto que Anthony Edwards interpreta seu amigo e co-piloto Goose. Vale a curiosidade, no outro caça, o co-piloto é interpretado pelo ator Tim Robbins em inicio de carreira.


A porra fica séria quando o caça comunista trava as suas armas no caça de Cougar e Merlin. O que obriga Maverick e Goose a ajudarem os amigos sem poder abrir fogo antes do ataque inimigo. Com isso, Maverick resolve fazer uma manobra arriscada com o avião inimigo. Ele literalmente fica de ponta cabeça em cima do piloto inimigo e lhe mostra o dedo do meio em um ato que transmite a mensagem de “fuck you” para os comunistas. Que desistem de combater.


Na volta para a base, Cougar, o piloto que quase morreu, tem um ataque de pânico e precisa de ajuda para poder pousar o avião. E é ajudado por Maverick.

Por causa do trauma de quase morrer, Cougar desiste de pilotar caças!

E assim, por merecimento, mas não sem levar umas mijadas antes, Maverick e Goose são enviados para a Top Gun! Enquanto Maverick e Goose são informados de que iriam para a melhor escola voar com os melhores, podemos ouvir de novo a música Danger Zone como um hino de vitória.


You've Lost That Lovin' Feelin

Depois de conhecer a escola Top Gun, de conhecer os colegas pilotos e de conhecer o rival Iceman interpretado pelo Val Kilmer. É hora de Maverick e Goose conhecerem o barzinho onde os colegas vão beber e conhecer as gatinhas!

O que leva a Maverick botar os olhos na linda Charlie, interpretada pela bela atriz Kelly McGillis, e a fazer uma senhora cantada de bom gosto ao tomar o microfone e cantar junto com os amigos a música "You've Lost That Lovin' Feelin" dos The Righteous Brothers.

Lógico que a linda Charlie ficou vermelha de vergonha no meio do bar.

Mas a partir do momento onde conseguem conversar, o xaveco saudável se desenvolve. Porém, Charlie não pode namorar com pilotos que cantam mulheres em bares, logo, ela foge para o banheiro feminino onde Maverick vai atrás para continuar o xaveco nervoso.

E esse romance atrevido forma a dinâmica do filme.

No outro dia, Maverick descobre que a linda Charlie é sua nova instrutora formada em astro-fisica e engenharia civil.


Mighty Wings

O filme então começa a mostrar os pilotos da Top Gun se enfrentando no céu em exercícios. É importante explicar que este filme não tem vergonha nenhuma de ser um filme propaganda da Aeronáutica dos Estados Unidos feito por um dos diretores que melhor entendem de fazer videoclipes, Tony Scott, e que isso é ótimo! As cenas foram feitas com pilotos reais fazendo manobras em Mach 4 de 4939 km por hora!

E é bom ressaltar que o filme segue essa dinâmica dos pilotos estudando e se enfrentando como em qualquer campeonato. Onde podemos ver Maverick e Goose vencendo a primeira dupla! Podemos inclusive ouvir a música hino da Top Gun tocada na guitarra Hard Rock!

E só de sacanagem, Maverick faz um rasante sobre a torre de controle fazendo o comandante virar o café.


Playing with the Boys

É impressionante como Quentin Tarantino conseguiu ver viadagem nesta cena onde os pilotos da Top Gun estão simplesmente jogando vôlei sem camisa! Só porque os atores estavam na forma física exigida pelo exercito, feito na base das corridas e exercícios. O que rende cenas com o ator Rick Rossovich fazendo altas poses de musculação com direito a puxar a barriga pra dentro. De se mijar de rir.

A viadagem está nos olhos de quem vê e esta cena não vai te afetar em nada. No entanto, vai afetar a sua namorada que deve estar assistindo este filme abraçadinha em ti. Que é a forma ideal para assistir este filme!

No entanto, Maverick precisa fugir do jogo para um compromisso.


Take My Breath Away

O que eu adoro dizer? Filmes machistas feitos para um público masculino são justamente os que mais respeitam as mulheres. E não só respeitam como também são os mais safadamente românticos! Charlie e Maverick marcam um jantar romântico ultra secreto ao som de Take My Breath Away. Um grande tema de amor e hino absoluto das reuniões dançantes dos anos 80!


E o legal deste filme é que o romance mostrado não se trata de cenas de sexo softcore cine Privê. Mas de algo romântico onde os personagens se abrem e conversam sobre as suas motivações. Maverick explica com muita melancolia sobre como sua mãe adorava escutar uma música romântica sem parar. Explica como seu pai também era um piloto que morreu em combate de forma que a Aeronáutica nunca pode contar. É um envolvimento mais profundo.

Lógico, depois do jantar romântico, tudo fica mais complicado.


Maverick é um aluno apaixonado pela instrutora. E as coisas acabam ficando pessoais nas aulas. Com direito a Maverick e Charlie terem uma pequena briga por causa das manobras dele. Com direito a perseguição de carro e moto. E ao final, Charlie acaba confessando que se apaixonou pelo piloto contra todas as regras da escola Top Gun.

E a reação do primeiro beijo entre os dois aconteceu justamente porque o ator Tom Cruise esqueceu as falas da cena! Sério! Esqueceu o que tinha que dizer e improvisou um beijo na atriz Kelly McGillis. O que é compreensível, eu mesmo já fiz isso antes...

A cena a seguir é de sexo softcore Cine Privê e é por isso que o filme deve ser assistido deitado de conchinha com a namorada!


Viper!

Para o próximo desafio, Maverick e Goose precisam enfrentar nada menos que o Viper! E o Viper é o principal instrutor da Academia Top Gun, vivido por Tom Skerritt e que conta com orgulho que já voou junto com o pai de Maverick.

Viper é homenagem direta a lenda viva Pete Pettigrew, o verdadeiro Viper!

Que combateu na Guerra do Vietnã e ficou famoso por derrubar um MIG em pleno ar!

Lógico que Maverick abandona a formação original para enfrentar Viper de frente.

Ocorrem cenas de perseguição em alta velocidade sendo considerado o melhor voo de Maverick. Infelizmente, Maverick e Goose são eliminados por outro aluno que nem estavam vendo. Sendo uma derrota por burrice.


Great Balls of Fire

Nesta sequencia delicia do filme, somos devidamente apresentados a família de Goose. Sua esposa linda interpretada pela atriz Meg Ryan e seu lindo filho.

A sequencia é entrecortada pelos atores cantando Great Balls of Fire da Lenda Jerry Lee Lewis. E lógico, Meg Ryan rouba a cena cagüetando Maverick para Charlie sobre ele estar finalmente apaixonado.

A sequencia de treinamento seguinte mostra o trágico acidente que envolve Maverick e Goose. Com ambos precisando ejetar do avião, porém, Goose bate com força no próprio vidro para-brisa do Jato.

A morte de Goose afeta muito Maverick. Ele era seu melhor amigo e seu parceiro nos voos. Existe um impacto enorme e traumático. Chegando ao ponto onde Maverick não consegue mais voar como antes e nem se adaptar ao novo parceiro.


Through the Fire

Maverick precisa de um tempo para superar tanto a perda do amigo quanto a culpa. E para isso, tem uma cena especial onde tem o apoio de Iceman. O qual explica como todo mundo gostava do Goose.

Também tem uma cena marcante com Charlie tentando ajudar. Dando todo o apoio sentimental possível para que Maverick não desista de tudo. Apesar de Maverick não buscar ajudar e pensar em desistir de tudo.

E por fim, Maverick é convidado pelo próprio Viper para conversar. O qual começa falando do pai de Maverick e sobre como ambos se parecem. Viper tem uma longa conversa sobre como Maverick pode simplesmente se formar com as notas que já tem ou simplesmente desistir. A escolha é toda dele.


Formatura de fogo

Durante a formatura, os melhores entre os melhores são chamados para uma situação de emergência no Oceano Indico. Uma operação de resgate com apoio aéreo. Situação séria que pode acabar em morte. A primeira vista parecem ter 4 inimigos, mas de repente são 5.

Maverick é enviado para a batalha, no entanto, com as cenas de alta tensão feitas em Mach 4 de 4939 km por hora, Maverick tem um momento de fugir do combate. Neste momento, Maverick segura as placas do velho amigo Goose e pede como uma prece que seu amigo lhe mande um sinal.


Por fim, Maverick volta a ação.

E finalmente podemos ver a ação dos misseis destruindo os fictícios MiG 28 do filme. Entendam, os MIG são tecnologia russa usada em países socialistas. Além de ser impossível ter um jato desses no filme, os MIG também são feitos sempre em números impares. Existindo os MIG 27 e MIG 29.

Ao final, Maverick e Iceman destroem 4 MIG 28. Um final feliz que significaria a 3ª Guerra Mundial! Mas por sorte, comunistas não enxergam pilotos como seres humanos.

E como final feliz para o casal, Maverick resolve se tornar instrutor da Top Gun para finalmente namorar a Charlie em paz!


Por Marcio Strzalkowski

Força e Honra!


Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page