top of page
  • Foto do escritorMarcio strzalkowski

Super Mario Bros. O Filme


Super Mario Bros. The Movie (2023)


Dirigido por Aaron Horvath e Michael Jelenic

Roteiro de Matthew Fogel

Baseado nos games da Nintendo criados por Shigeru Miyamoto



Politicas e jogo sujo

Aqui temos uma história muito triste e que serve para entender Hollywood.

Criticos especializados da Rotten Tomatoes, Metacritic, IMDB e outros, deram baixissimas notas ao filme por questões politicas e pelo filme estar concorrendo diretamente com os filmes da Disney.


O filme foi atacado por não lacrar!

Reclamaram dos herois do filme, da princesa e da falta de diversidade em um filme onde gorilas, pinguins e cogumelos devem enfrentar dinossauros e tartarugas!


A mídia entrou em verdadeiro pânico contra o filme!

Sim, Mario é um personagem machista, ele salvou a princesa!




Uma lição de respeito

Era uma vez o ano de 1993, alguns poucos idiotas resolveram fazer um filme baseado em Blade Runner e sua brilhante ideia era utilizar os personagens da maior franquia de vídeo game da época. Super Mario.


A estupidez tinha método.

Os idiotas desrespeitaram o publico de crianças e adolescentes, mudaram a história, mudaram personagens e até o mundo inteiro de Super Mario. O resultado foi um fracasso!


Parece estupidez afirmar, mas esse nível de estupidez se tornou a regra em Hollywood durante 30 anos! Por pura estupidez, estúdios entenderam que era preciso mudar histórias, personagens e até mesmo fatos históricos. Especialmente impondo ideologias politicas contra a vontade dos pais e das crianças!


Invoco aqui a nostalgia do leitor de se lembrar que todos os maiores sucessos do cinema em adaptação de livros e games são adaptações com o máximo de fidelidade e respeito ao publico. As Crônicas de Nárnia foram um sucesso por respeitar o texto. O Senhor dos Aneis foi sucesso por respeitar a obra e seu publico. Toda boa adaptação de Batman, Homem-Aranha e Superman foram sucesso por respeitar obra e publico.


Filmes sobre Games podem ser divididos entre aqueles que respeitam obra e publico. São sucesso. E do outro lado, temos filmes péssimos que não respeitam nada e não merecem respeito nenhum.


Super Mario Bros é um filme que respeitou as obras e respeitou o publico. E isso é uma boa lição que o filme carrega antes mesmo de iniciar. Os fãs que cresceram jogando Mario agora querem jogar Mario com seus filhos e filhas.

E o Estudio Disney que conseguiu desrespeitar as crianças ao lançar uma nova versão de A Pequena Sereia, fez de tudo contra este filme. Pagou críticos para falar mal do filme na cara-de-pau. Super Mario é uma lição de respeito em um tempo onde a Disney parou de respeitar as crianças.




Que Mario?

A construção do mundo de Super Mario e Luigi é o cartão de visitas da animação. Temos homenagens, temos a família de Mario e Luigi. E temos a construção magica do mundo onde ficam os Reinos dos Pinguins, o Reino dos Cogumelos e o Reino de Donkey Kong!

A recriação de Brooklyn em Nova York e até mesmo a brincadeira de refazer fases de Super Mario são a magia do filme.


Pela primeira vez em 30 anos, temos o verdadeiro Super Mario nos cinemas de forma reconhecível e em um bom filme.


Chris Pratt, ator sofre perseguição por ser cristão.

História triste e real. Chris Pratt sofreu e perdeu trabalhos na Disney por suas crenças.

Isso foi uma critica que os sites de criticas utilizaram contra o filme! E mesmo assim ele fez um ótimo trabalho.



A princesa é uma heroína?

Adoro falar sobre isso! Filmes machistas são os que mais respeitam as mulheres! Bandidos não batem em mulheres na frente do Chuck Norris esperando viver. Machucar uma mulher na frente de Charles Bronson é despertar seu desejo de matar! E o próprio Clint Eastwood é o machista que mais sabe respeitar suas heroínas! E o Super Mario sempre vai salvar a princesa.


Ser uma boa heroína nunca foi o problema, é a solução!

O problema são as feministas, que afirmam falar por todas as mulheres e nunca ressaltaram as boas lições de moral da Princesa Peach.


A Princesa Peach é uma heroína desde Super Mario 2, lançado para Nintendo 8bits em 1988. O fato da personagem ser mostrada governando e buscando ajuda para evitar o massacre de seu povo são atitudes de uma verdadeira líder.


Já houve criticas feministas quanto ao fato da Princesa Peach ter sido sequestrada tantas vezes. Mas nunca explicam que seu reino mágico de produção infantil é incapaz de se defender de inimigos muito mais fortes.


E mesmo assim, a Princesa Peach é uma heroína muito melhor do que as feministas que a Disney produziu nos últimos anos. A Mulan Feminista e a Capitã Feminazi são exemplos de filmes que lacraram e não lucraram. O feminismo da Disney destruiu com Star Wars, Guerra nas Estrelas!





Treino e disciplina

O filme brinca, mas mostra Super Mario e Princesa Peach em momento de treino para vencer Bowser. Com o treino, você desenvolve disciplina, a arte do auto controle para realizar grandes feitos.

O filme encara perfeitamente o mundo vivo dos games para a tela do cinema como um ideal mágico. Ao mesmo tempo onde mostra a importância do treino.

Podemos ver inúmeros inimigos dos games.


Bowser quer casar com a Princesa!


Incrivel, a motivação simples do vilão criado em 1985 se tornou a melhor piada do filme! O vilão quer dominar o mundo mágico e casar com a Princesa Peach.

Grande exemplo de que mesmo com o coração cheio de amor pra dar, as atitudes ainda definem o vilão. E como a Lei Maria da Penha não funciona com bandidos de verdade, só resta a ajuda do Mario.




Luigi

Ao irmão menos valente, o filme dedica sua aventura mais assustadora!

Luigi se separa de Mario em sua aventura e dá de cara com elementos de Luigi’s Mansion. Fantasmas, zumbis e e os horrores da masmorra de Bowser.



Donkey Kong

Das referencias, temos a aparição do primeiro game de 1981 onde o personagem surgiu junto com o Mario. Onde Donkey Kong Jr se junta a Mario e a Princesa Peach. Somando mais um macho peludo para resgatar o Reino dos Cogumelos nesta animação machista!


Resumo: Ótimo filme com boas lições para ensinar para as crianças! Nunca se esqueça de se sentar com seus filhos e conversar sobre as lições de vida de seus desenhos favoritos!


Por Marcio Strzalkowski

Força e Honra!





Posts recentes

Ver tudo

2件のコメント


José Elisa
José Elisa
1月07日

Pense o cara chegar e ver Mario afeminado falando como é ruim ter matar o bichinhos, e princesa que não quer ser salva pois está fugindo do Mario por ser gay... Porra é vomitaria vendo tamanho desrespeito a obra original.

いいね!

José Elisa
José Elisa
1月07日

Se me disponho sai do conforto da minha casa e pagar para assistir algo marcou minha infância. O que espero no minino o filme seja fiel a suas referências.

いいね!
bottom of page