top of page
  • Foto do escritorMarcio strzalkowski

Sisu - Uma História de Determinação



Sisu (2022)

Escrito e Dirigido por Jalmari Helander

 

Sisu é uma expressão finlandesa quase intraduzivel para se explicar um homem determinado e valente. O filme afirma que é intraduzivel. Mas a verdade é que a expressão tem sim equivalente em cada cultura. Macho! Portanto, vamos ao review machista!

 



Segunda Guerra Mundial

O filme aborda a luta de Aatami Korpi (Jorma Tommila) para conseguir ouro em meio a invasão de sua amada Finlandia por socialistas. A Finlandia foi invadida na Segunda Guerra Mundial tanto por socialistas comunistas quanto por socialistas nazistas. Seu professor comete um crime ao esconder que comunistas e nazistas já foram aliados. A evidência histórica é o pacto Pacto Molotov-Ribbentrop onde ambos concordaram em invadir e dividir 12 países juntos em 1939. Alemanha e URSS invadiriam juntos Polónia, Lituânia, Letónia, Estónia, Finlândia e Roménia. Durante 2 anos, Alemanha socialista e URSS cometeram juntas os piores crimes de guerra e anexaram 18 paises. A URSS iniciou a Segunda Guerra Mundial fazendo parte do Eixo!

 

 

Na Finlandia, o velho Aatami Korpi, interpretado por Jorma Tommila, só estava atrás de seu doce sonho capitalista de encontrar ouro em suas terras! Mas os malditos socialistas só estavam interessados em matar e roubar! De novo!

 

Sisu é um ótimo filme de ação e determinação! Quase não tem diálogos e mostra o velho Aatami Korpi trabalhando arduamente para encontrar ouro em suas terras acompanhado apenas de seu cavalo e seu cachorro. Um grito de alegria ecoa pelo vale depois de ele descobrir precioso ouro. O qual ele enche algumas bolsas e precisa percorrer diversos quilômetros até o bando em Rovaniemi.

A simples apresentação do personagem sem nenhum dialogo é procurar ouro, encontrar ouro e tomar um banho onde podemos ver diversas cicatrizes de guerra! É um sobrevivente.

 



Os nazistas – os petistas originais

"Nós somos socialistas porque sabemos que os valores fundamentais residem em todas as classes do nosso povo. Estamos convencidos da necessidade de elevar o status dos trabalhadores manuais."

Adolf Hitler admitindo que os nazistas eram socialistas. Portanto, de esquerda!

 

Contexto da fonte

Reden. Schriften. Anordnungen. Februar 1925 bis Januar 1933.

(Discursos Escritos Ordens – Fevereiro de 1925)

Band IV. Von der Reichstagswahl bis zur Reichspräsidentenwahl Juli 1926 - Mai 1928.

(Volume IV. Da eleição do Parlamento à eleição presidencial Julho 1926 – Maio 1928)

Historiador München, K. G. Saur, 1992; pag 406

 

Os nazistas, os petistas originais, estão seguindo em retirada da Finlandia destruindo diversas cidades e vilarejos. Inclusive capturando prisioneiras mulheres para praticar o estupro. É a guerra no deserto da Laponia.

 

E ao avistar o solitário mineiro andando pela estrada, decidem revista-lo.

Descobrindo que ele possuía ouro nas bolsas!

 

Prometendo matar o velho Aatami, eles iniciam a violência fazendo tiro ao alvo em seu cachorro. A partir de então, o velho Aatami finalmente entra em ação puxando sua faca e atravessando todo o crânio de um nazista. Os socialistas do partido dos trabalhadores.

 

A partir deste ponto, o filme é uma verdadeira coleção de cenas de ação inacreditáveis!

O velho Aatami consegue sair na porrada com diversos nazistas e matar cada um deles de formas bem violentas e inventivas!

 

 



Capitão Finlandia

O filme não tem obrigação nenhuma de ser um documentário sobre a segunda guerra mundial. Mas sim em ser um filme divertido que mostra o velho Aatami e cenas de ação onde nazistas morrem. O que pra mim é completamente válido, nazistas não são seres humanos.

 

Se uma cena de ação é inacreditável, como o velho Aatami se protegendo usando uma bacia de lata como se fosse o escudo do Capitão América, outras cenas do filme são absolutamente brutais e realistas como o fato de que nazistas realmente não se importam com as vidas de seus soldados ou com as prisioneiras de guerra.

 

As cenas de pessoas despedaçadas por minas terrestres são absolutamente realistas. Seres humanos reduzidos a pasta e pedaços.

 

Um dos únicos pertences que o velho Aatami deixou foi sua dog-tag com o número de seu registro. Pelo rádio, os socialistas alemães descobrem que o velho Aatami possui uma história trágica de perder toda a família na guerra e que se tornou um exercito de um homem só para matar comunistas.  Recebendo o apelido de Koshchei - O Imortal.

Ou seja, matando socialistas da velha Rússia assim como socialistas alemães.

 

 

 



"Eu sou um socialista. Eu não vejo classes ou estado social a minha frente. Mas a comunidade de camaradas, feita de pessoas ligadas pelo sangue, unidas por uma lingua e sujeita ao mesmo destino geral.

Adolf Hitler admitindo ser um socialista de Esquerda


Contexto da fonte:

Mein Kampf. Zwei Bände in einem Band Ungekürzte Ausgabe.

(Minha Luta. Dois volumes em um volume Edição não abreviada)

 München, Zentralverlag der NSDAP, 1943; pag 50

 

Outras cenas memoraveis sobre o filme são estratégias reais de guerra. Remover uma mina terrestre do chão é uma tarefa perigosa, mas se conseguir jogar a mina terrestre pelo ar até atingir um nazista, vai ser uma explosão perfeita!

 

Outra cena que chamo a atenção é a estratégia real de utilizar gasolina para disfarçar o cheiro e fugir de cães farejadores. O nariz de um pastor alemão consegue ser milhares de vezes mais sensivel do que o ser humano, pelo cheiro, o cachorro sabe a cor da sua pele, o seu tipo sanguineo, ele sabe se você está cansado e pode sentir até o cheiro do seu medo através da sua urina e fezes que escorrem de suas pernas.

Mas a gasolina é mais forte que o sangue.

 

O filme toca na assustadora possibilidade de que ao se cortar a garganta de um homem debaixo da água lamascenta de um rio, é possivel respirar o ar dos pulmões.

 

Koshchei - O Imortal, merece seu nome através de feitos que só podem ser explicados pela força do ódio a todos os socialistas!





O Respeito às mulheres

Adoro dizer que os filmes machistas de verdade são os que mais respeitam as mulheres.


E este filme conta uma história a parte. Sobre como muitas mulheres sofreram os piores tipos de abusos nas mãos dos socialistas. O abuso fisico, sexual e a morte de todas as pessoas que uma mulher pode amar em vida. As mulheres neste filme foram arrancadas de suas familias, de suas casas, e usadas como brinquedos sexuais pelos socialistas.


Para continuar o sofrimento das meninas inocentes, os socialistas as utilizaram para atravessar o campo minado. Eles amarraram duas meninas juntas por uma corda e as forçaram a caminhar pelo vale sob a sombra da morte.


Paralelo aos confrontos dos socialistas com o velho Aatami, temos a história destas mulheres em sua luta por liberdade e vingança!


Lideradas por Mimosa Willamo vivendo a sofrida Aino e Elina Saarela que vive Saara, as mulheres neste filme deveriam merecer destaque em qualquer publicação feminista. Porém, as heroinas deste filme carregam atos que vão contra tudo o que as feministas pregam.

Logo, as feministas não falam delas.


Vergonhosamente, as feministas pregam que as mulheres não reajam contra o estupro. Em especial, feministas pregam o desarmamento no mesmo modelo nazista onde as mulheres jamais usem armas para se defenderem. E em especial, as feministas defendem o socialismo, a mesma ideologia dos nazistas – os petistas originais.


As heroinas deste filme lutam para sobreviver matando o maior número de socialistas possivel. Suas ações e reações são modelos ideais apoiados pelos pensamentos liberais, conservadores e libertários. Assim como os verdadeiros ideais de justiça e de direito.






Resumo do filme

"Todo mundo é uma figura central, como é oficialmente reconhecido em seus direitos adquiridos.

No SOCIALISMO do futuro, ao contrário, o que conta é o todo, a comunidade, o Volk."

 

Contexto da Fonte

O demônio do Adolf Hitler tinha discurso socialista de Esquerda.

Otto Wagener. Hitler – Memoirs of a confidant. Edited by Henry Ashby Turner, Jr. Yale University Press, 1985; Pag 16

 

No contexto de que os nazistas – os petistas originais, eram socialistas genocidas; O filme trás a mensagem bela e moral sobre um comportamento reacionário, de reação contra toda a ideologia socialista e a sua violência genocida!

Matar socialistas com o máximo de crueldade é belo, moral e divertido!

 

O heroi deste filme, o velho Aatami, também conhecido como Koshchei - O Imortal, só queria viver o seu sonho capitalista de possuir sua própria terra e viver dela. Plantando ou procurando ouro!

Ameaçado de perder sua vida e seu ouro, ele matou, esfaqueou, cortou gargantas, atirou e explodiu nazistas – os petistas originais. Isto é apenas legitima defesa. Um direito inalienavel.


Seu comportamento também foi de puro machismo. Afinal, resgatou as mulheres capturadas e violadas pelos socialistas. Deixando que elas siguam em suas jornadas por liberdade e dignidade. Onde elas pegaram em armas para matar mais socialistas!

Justiça com gostinho de chumbo grosso!


É um final feliz, socialistas morreram, as mulheres ganharam a liberdade e o velho Aatami ficou rico!


Por Marcio Strzalkowski

Força e Honra

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page