top of page
  • Foto do escritorMarcio strzalkowski

O Predador 2 – A caçada continua


O Predador 2 – A caçada continua (Predator 2 - 1990)

Dirigido por Stephen Hopkins

Escrito por Jim Thomas e John Thomas


A floresta de pedra

O filme começa mostrando uma grande área de floresta enquanto a câmera vai aos poucos revelando a área da cidade. E não qualquer cidade, mas Los Angeles! Uma das cidades mais violentas dos Estados Unidos.

Imediatamente, podemos ver uma verdadeira zona de guerra com traficantes com armas de grosso calibre enfrentando a policia. A cena é tensa, policiais estão baleados na calçada e se percebe que os traficantes estão com armamento muito superior. E o objetivo deles é simplesmente entrar no quartel general deles para pegar armas mais poderosas ainda, cheirar cocaína o suficiente para não sentir nenhuma dor e causar um verdadeiro massacre!

Em meio ao embate contra os traficantes, conhecemos o Detetive Daniel "Danny", interpretado por Rubén Blades e a Detetive Leona Cantrell, vivida pela atriz Maria Conchita Alonso (que trabalhou com Schwarzenegger em O Sobrevivente).

Mas quem também aparece é o Tenente Mike Harrigan. Interpretado por Danny Glover.


Em poucos minutos, podemos ver o personagem em ação investindo o próprio carro contra os traficantes de modo a conseguir resgatar policiais baleados no chão. Assim como conseguindo enfrentar alguns traficantes com a sua espingarda. Mostrando qual é o caráter do personagem sem forçar a situação. Afinal, os traficantes ainda são uma grande ameaça.


A única saída para a policia remover os feridos e se reorganizar é deixar os traficantes entrarem no prédio! Mesmo sabendo que eles iriam pegar armas mais fortes ainda e encher as guampas de tanta cocaína que seria impossível derrubar eles! Mas é isso que acontece!

O traficantes entram no prédio, pegam as suas melhores armas, cheiram cocaína o suficiente para não sentir nem tiros de 12 e se preparam para fazer um massacre! E é nessa hora que a vidraça acima de suas cabeças se despedaça! Alguém invadiu a base deles!


O trio de Mike Harrigan, Danny e Leona resolve invadir a base dos traficantes e tudo o que conseguem encontrar deles são corpos mutilados, uma cena de guerra e um cadáver que foi estripado e pendurado no teto! Continuando a procurar, Mike Harrigan encontra o líder dos traficantes completamente alucinado em cima do prédio. O líder nem liga para Mike, começa a atirar para lugar nenhum e Mike devolve chumbo grosso com sua Magnum 44 modificada! O Líder cai do prédio.


E é nessa hora que Mike Harrigan sente uma presença o observando, aponta a sua arma e tudo o que vê é uma alucinação. Como um fantasma. Algo que some diante de seus olhos.


Um filme policial

Só se passaram 10 minutos de filme e já podemos saber que Predador 2 é um filme subestimado. Antes de mais nada, se trata de um bom filme policial. No distante futuro de 1997, gangues de colombianos e jamaicanos começam uma guerra pelo território de Los Angeles. Onde os jamaicanos são liderados por um novo Rei das Drogas, King Willie, que possui a mania de usar magia Vodu para tirar a alma de seus inimigos.


O filme mostra o papel da Mídia com um repórter sensacionalista que filma e comenta sobre as ações policiais mostrando um lado podre do jornalismo.


E o filme mostra a equipe de Mike Harrigan, agora contando com um policial novato e espertinho Jerry Lambert, interpretado pelo falecido e querido ator Bill Paxton, personagem que não para de contar piadas. A parte mais legal é ver o Tenente Mike e o Detetive Danny rindo do fato de Jerry tentar cantar a Leona e se dando mal.

Mike Harrigan também tem muito o que se explicar para os seus superiores justamente pela chegada de um novo investigador Agente Especial Peter Keyes, Gari Busey em interpretação não insana.


Ou seja: O filme tinha toda uma história policial com trama já pronta antes mesmo da nova ameaça aparecer!


Eu acredito completamente em desgraça!

O próximo movimento das gangues é uma cena tão pesada e fodona que nenhuma continuação dos filmes do Predador teve coragem de fazer igual!


Começa exatamente com Ramones, o Rei do Crack, líder colombiano que está praticando o seu esporte favorito do sexo selvagem. Porém, ele é interrompido por jamaicanos a mando de King Willie! E a cena a seguir é um ritual profano de Vodu onde Ramones é pendurado de cabeça para baixo e terá coração e alma arrancados de seu peito! Esqueci de mencionar que a mulher que estava com ele ainda continua na cena? E pelada? E que esse filme passava na Sessão da Tarde em um tempo onde a frescura e o politicamente correto ainda não tinham estragado a TV?


E se a cena em si já era pesada, imaginem só que um monstro com mais de dois metros de altura invade a cena e começa um massacre! E não preciso fazer suspense em dizer que é um predador, pois isso está no titulo do filme. Porém, com o agravante de que toda a mitologia dos predadores é expandida neste filme! A começar pelas novas armas. Uma rede que prende a vitima na parede enquanto corta a sua pele, um projetil que prende a vitima com duas pontas e a impressionante lança portátil que consegue diminuir ser tamanho a ponte de ser guardada na cintura, mas se expande para mais de 2 metros de comprimento!


Quando a equipe de Harrigan chega no local, a cena é de uma brutalidade absoluta! Todos os jamaicanos mortos estão pendurados sem as suas peles! E se o horror não é o bastante, ainda temos a investigação do Agente Especial Keyes para mandar todos pra fora e a intromissão do jornalista sensacionalista que filmou tudo para passar na TV.


Danny Boy

Mike Harrigan combina com seu amigo Danny que ambos entraram depois na cena do crime para pegar uma ponta de lança presa no ar condicionado do teto. Fazendo a sua própria investigação sem a intromissão do Agente Keyes.

Mas como Harrigan precisava saber o que aconteceu com a mulher pelada encontrada na cena do crime, se atrasou. Enquanto Danny se adiantou na cena do crime. Adentrando a investigação e conseguindo recuperar a ponta de lança. Infelizmente, Danny Boy não estava sozinho e foi morto na cena do crime.


A morte de Danny causou muita comoção e problemas. Harrigan foi descoberto por mandar Danny investigar o local do crime, o jornalista sensacionalista fez uma matéria expondo Danny e piorando a situação entre Harrigan e Agente Keyes.


Ao perceber que o assassino atacou tanto colombianos quanto jamaicanos, Harrigan pediu a Leona para fazer contato com ninguém menos que King Willie! A investigação da única pista de Danny leva a descobrir que a ponta de lança é feita de material desconhecido. Provavelmente de fora do planeta terra.



O Outro Lado

Ao invés de jogar na nossa cara sobre quem é o predador e de onde ele veio, o filme cumpre a sua função de filme policial onde os personagens giram em volta do mistério. E esse mistério sobre quem é o predador fazem toda a diferença para quem nunca assistiu o primeiro filme. Mesmo o predador tendo aparecido em tela diversas vezes no filme, tudo o que sabemos é que um monstro assassino usando armas e tecnologia desconhecida está fazendo massacres inexplicáveis nas mais perigosas gangues de Los Angeles.


Isso faz com que Harrigan seja levado de carro por jamaicanos fumando charutos de maconha para um encontro com King Willie!

E este encontro tem toda uma mística completamente diferente! King Willie encarna que o assassino vem do mundo espiritual. O outro lado, de fora desse mundo! E que o assassino não pode ser parado ou confrontado.

Algo completamente diferente daquilo que o publico já conhece do primeiro filme, ao mesmo tempo que mostra uma visão completamente dentro da visão religiosa do Rei das Drogas que acredita em Vodu!


Harrigan é mandado embora. Com o aviso de que pode ser o próximo da lista do assassino.


Ao deixar a cena, podemos ver King Willie sendo confrontado pelo Predador de uma forma ameaçadora e poderosa. Sua cabeça decapitada é carregada, levada até um lugar desconhecido, descarnada, limpa e por fim podemos ver o seu crânio sendo cravado ao lado de outros crânios. Para quem não assistiu o primeiro filme, aqui temos a confirmação de que o Predador caça os seres humanos para fazer os seus crânios de troféu!


Quer um doce?

Quando Harrigan, visita o tumulo do amigo Danny, recebe uma mensagem especial. O assassino o segue no cemitério e deixa a vista o colar de Danny para passar a mensagem de que Harrigan e sua equipe seriam os próximos! O tempo esta contra ele!


Vale a pena repassar que nesta sequencia de eventos, o predador é confrontado com nada menos que um pequeno menino com uma arminha de brinquedo. O predador chega a quase estourar os miolos do moleque antes de perceber que a arma não oferece nenhum perigo. Ao qual o oferece uma bala. Quer um doce?

Isso pouco antes do menino ser chamado. “Mãe, eu vi um fantasma!”


A cena seguinte é o cumulo de humor negro ao mostrar Jerry e Leona no Metrô envoltos com a situação dos cidadãos de Los Angeles estarem todos armados durante um assalto!

E pra quem é burro e esqueceu da cena do cemitério, a equipe de Harrigan está na mira do Predador! O qual aparece no metrô fazendo um novo massacre! Sim, o terceiro massacre do filme!


E agora algo que poucas pessoas perceberam no decorrer de Predador e Predador 2. O predador é resistente a maioria dos calibres pequenos! Só podendo ser ferido por chumbo muito grosso. O que significa que o predador está definitivamente em uma festa!


Em um momento de redenção, Jerry manda que Leona leve todos os outros passageiros para o outro vagão, fecha a porta e decide enfrentar o predador sozinho. O qual apenas brinca com Jerry. “Quer um doce?”


Depois que o trem para, Leona segue para descobrir o que aconteceu com Jerry. O que a faz ser capturada pelo predador. Que em seu código de honra decide poupar a vida da guerreira por ela estar grávida.


Alienígena

Ao descobrir que seus amigos foram atacados, Harrigan parte em busca do predador apenas para encontrar ele decapitando Jerry. O predador literalmente arranca a cabeça de Jerry com a coluna vertebral saindo junto. Completando a fama de azarado do ator Bill Paxton, que foi morto pelo Exterminador do Futuro, pelo Alien e agora pelo Predador! O único outro ator na história do cinema a fazer isso foi Lance Henriksen em O Exterminador do Futuro, Aliens - O Resgate e Alien Vs Predador!


Isso faz com que Harrigan saia perseguindo o predador por toda a cidade até a única pista que tem. Um matadouro! Mas antes de chegar, seu carro é abalroado e Harrigan é levado até o Agente Keyes onde recebe a revelação do filme. O predador é um alienígena! O que parece óbvio para quem já assistiu o primeiro filme, mas que é maravilhoso para quem não assistiu e quer conhecer o personagem. Este é um filme policial, afinal de contas.


E no melhor estilo de conspiração governamental, os agentes querem capturar o predador para explorar a sua tecnologia! O que leva calmamente a uma sequencia bem parecida com a de Aliens – O Resgate. A Equipe entra sem armas de fogo em um lugar onde tem nada menos que o predador e podemos assistir cada um deles sendo mortos através das câmeras que carregam para gravar toda a ação.


Mas desta vez, os agentes estão preparados por saberem que o predador enxerga em infravermelho. Eles preparam o ambiente para ficarem completamente invisíveis em suas temperaturas. O que realmente dá certo!

Uma pena que é nessa hora que o filme expande mais um pouco da mitologia do predador mostrando que ele pode mudar completamente os tipos de visão de seu capacete! E não satisfeitos, ainda expandiram as armas que o predador por usar, mostrando mais um pouco da lança, de uma pistola de calor e agora de um poderoso disco de arremesso!



Ok, Cara de Buceta, sua vez!

A hora que Harrigan resolve entrar em cena, ele coloca o melhor colete a prova de bala e usar a sua velha escopeta. Só assim para conseguir derrubar o predador, chumbo grosso de calibre 12! Pela primeira vez conseguimos ver o predador sangrar no filme. E depois de cair, Harrigan consegue remover a sua máscara para ver o seu rosto. Algo não muito agradável. Mas que rende o apelido carinhoso de Pussy-face!


A luta vai parar no telhado do prédio e temos uma cena muito bem feita onde o predador está pendurado na borda do prédio agarrado ao braço de Harrigan e ao seu disco de arremesso. A cena foi feita antes dos efeitos de CGI ficarem famosos e é composta inteiramente de efeitos práticos!


É nessa hora que o Predador decide usar a bomba termonuclear em seu braço para acabar com a própria vida e a vida de quem mais morar na cidade! Na época eu realmente suei frio com essa cena! É uma cena boa que nunca foi reprisada em nenhuma continuação. E a conclusão dela é que Harrigan deve tirar o disco de arremesso cravado no prédio para cortar o braço do predador! Que cai do prédio indo parar no prédio ao lado. Onde podemos ver mais uma vez a mitologia do predador ser expandida ao vermos ele tratando ferimentos.


Harrigan insiste em perseguir o predador pelo prédio e isso leva a mais um ponto alto do filme com nada menos que uma batalha dentro da própria nave! Onde conseguimos ver os crânios de outros seres na parede, inclusive o crânio do xenomorfo de Alien! E se isso não basta, ainda tem a confirmação de que o predador estava com outros de sua espécie em comportamento tribal!


Um clássico subestimado

O Predador 2 expandiu completamente a mitologia do predador, fez cenas ousadas que nunca mais teriam coragem de fazer no cinema, teve uma boa história policial, iniciou a briga entre alien versus predador. É uma continuação impressionante se pensarmos que o filme perdeu o diretor original John McTiernan e ator original Arnold Schwarzenegger.


Mas o filme conseguiu ter a sua identidade própria com o diretor Stephen Hopkins e o ator Danny Glover! É literalmente um filme Noir a cores e com elementos de ficção científica!


Altamente recomendado.

Por Marcio Strzalkowski

Força e Honra!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page