top of page
  • Foto do escritorMarcio strzalkowski

Ladyhawke – O Feitiço de Aquila

Mais um review de um filme machista cheio de ação, cavalheirismo, um romance proibido, sintetizadores e uma maldição terrível a ser quebrada.


Ladyhawke – O Feitiço de Aquila (Ladyhawke 1985)

Dirigido por Richard Donner

Escrito por Edward Khmara


Era uma vez...

Antes de mais nada, vou falar do diretor Richard Donner, que é um diretor discreto cujas obras conseguem ser atemporais. Entre seus filmes, temos pelo menos dois grandes clássicos do cinema como Superman – O Filme e A Profecia. E embora não seja um grande nome hoje, fiquem sabendo que o diretor raramente dirigiu algum filme ruim. Valendo a pena procurar por sua filmografia.


O filme começa acompanhando um ladrão simplesmente chamado de Rato. O ator Matthew Broderick, que ficaria mundialmente conhecido pelo clássico absoluto Curtindo a Vida Adoidado. Aqui, Rato está preso nas masmorra de Aquila por ser um ladrão. Depois de curtir a cadeia adoidado, ele encontra um jeito de fugir. É o primeiro a fugir das terríveis masmorras de Aquila e sua captura é muito importante para realçar o caráter punitivo das masmorras.

Somos apresentados ao Bispo de Aquila e a sua guarda pessoal. Vilões do filme que pretendem capturar Rato e o fazerem de exemplo.

Rato é um personagem carismático que se tornou ladrão movido pela pobreza e pela fome. Sendo um péssimo ladrão, foi preso. Porém, sendo um personagem inteligente, entrou no primeiro bar pra contar pra todo mundo que fugiu da cadeia. Lógico que todo mundo que ouviu ele eram guardas que queriam captura-lo. Depois de tentar fugir, os guardas o seguram contra uma pilastra e decidem matar ele.

E é nesta hora que outro personagem resolve ajudar.


O Cavaleiro Navarre

O Capitão Navarre, vivido por Hutger Hauer, é a personificação de um cavaleiro solitário e nobre. Ele ajuda Rato com os guardas lutando ferozmente usando pauladas, flechas de sua besta, seu fiel falcão e a sua espada. Tudo por que escutou Rato dizendo que teria fugido das masmorras de Aquila.

Sua inusitada amizade com Rato dá toda uma dinâmica a história. O nobre cavaleiro e o ladrão. Existe uma grande diferença entre os dois, ao mesmo tempo onde nutrem uma amizade onde um aprende com o outro. Embora o objetivo de Navarre seja o de adentrar a catedral de Aquila e matar seu bispo. Objetivo que deixa Rato cheio de duvidas. O principal mistério do filme.

Rato é o único a conhecer a masmorra de dentro e Navarre precisa de sua ajuda para entrar.

Um dos pontos que Rato mais percebe é justamente o belo Falcão de Navarre, o qual o acompanha fielmente. Existe um grande carinho entre Navarre e seu falcão.


A Dama Isabeau

Vivida pela belíssima atriz Michelle Pfeiffer, uma das atrizes mais talentosas do mundo, a misteriosa Dama Isabeau aparece todas noites ao mesmo tempo em que Navarre some. Rato descobre isso depois que a noite cai e ele precisa buscar abrigo sem Navarre. Rato é emboscado por um assassino, mas antes de ser morto, um enorme lobo negro ataca e mata o assassino. Fugindo, Rato encontra a Dama Isabeau. Depois de contar tudo o que aconteceu, Isabeau misteriosamente caminha na floresta acompanhada de nada menos do grande lobo negro extremamente feroz. O lobo, no entanto, não faz mal a ela.


A força da amizade

No decorrer dos próximos dias, Navarre, Rato e Isabeau formam uma grande amizade. Mesmo que Rato não compreenda em nada a história dos dois. Com Navarre, Rato constrói uma amizade como se fossem dois irmãos que as vezes brigam, mas se entendem. Com Isabeau, Rato entende que os dois são um casal apaixonado. Mas que por algum motivo não podem se ver.

Uma amizade que aos tropeços será formada durante a obra.


O Monge Imperius

Com a noticia da volta do Capitão Navarre, o Bispo envia seus homens para matar o capitão. Mas com a ordem expressa de que em hipótese nenhuma o falcão deveria ser ferido. Parte do seu plano também consiste em usar o melhor caçador de lobos de toda a região para matar o enorme lobo negro que acompanha Isabeau durante a noite.

O plano, culmina em uma cena de ação de dia onde Navarre é confrontado e precisa lutar pela sua vida. Porém, ao final da luta o falcão é atingido com uma flecha mortal. Sem alternativa, Navarre manda Rato levar o falcão para o seu antigo amigo e monge, Imperius.

Durante a noite, Rato se depara com a verdade. O falcão ferido com uma flecha mostra que a noite é a Dama Isabeau. E que Navarre se transformaria a noite no temível lobo negro. O Monge então conta a história.


O Feitiço de Aquila

Era uma vez o romance entre o Capitão da Cavalaria e uma moça linda. Uma história de amor juvenil e linda como muitas. Porém, a dama também era desejada por ninguém menos que o Bispo de Aquila. O qual proibiu o romance e enfeitiçou os dois amantes.

De dia, a dama se tornaria um falcão. Só voltando a forma humana a noite.

De dia, o capitão seria o mesmo homem de sempre, mas a noite ele se tornaria um enorme lobo negro. Podiam estar sempre juntos, mas também estariam sempre separados.


O Cavalheirismo machista

Tanto a definição de cavaleiro e a de cavalheiro vem da cavalaria. As mais altas patentes militares que definiam o sentido de nobreza. E a definição de nobre podia vir tanto de nascença quanto de conquistas e boas atitudes. E por mais de 2 mil anos que nobres cavaleiros inspiraram as mais belas obras e romances com um ideal machista. Onde o ideal é o homem, imperfeito por natureza, atingir valores e virtudes através de ações de coragem, honra, perseverança, justiça e responsabilidade.

A literatura guarda uma herança de milênios de heróis imperfeitos cujas ações ajudaram a formar o caráter masculino com ferro, fogo e sangue. Um ideal heroico e romântico. Presente na nossa cultura na forma de literatura, mitologia, teatro, video-games e no cinema. E este filme é uma fabula belissima usando exatamente a história contada por um jovem que não acreditava poder ser nobre. E ele está acompanhando exatamente a história de amor de um cavaleiro e sua amada. Ambos enfeitiçados.


O encontro

Durante a noite, o lobo atravessa um lago congelado cujo gelo se parte. O lobo é engolido pela armadilha natural e precisa da ajuda de Rato, Isabeau e Imperius. Eles capturam o lobo que de forma irracional ataca Rato. Exausto, o lobo é deixado dentro de uma vala junto a Isabeau.

Quando o sol nasce e a luz da lua deixa de tocar no lobo, ele começa a mudar, a voltar a forma humana. E assim, Navarre e Isabeau conseguem finalmente se ver na forma humana depois de tantos anos.

Porém, toda a esperança termina quando os primeiros raios de sol tocam os dedos de Isabeau e ela se transforma em um falcão. É a tragédia da maldição.


Como quebrar o feitiço?

Navarre e Imperius tem duas teorias distintas sobre como acabar com o feitiço. Navarre tem um plano simples, matar o Bispo de Aquila.

Já Imperius tem um plano mais completo: O Eclipse do sol ocorrerá e durante esse tempo haverá sol e lua durante o dia. Nesta hora, Navarre e Isabeau serão seres humanos ao mesmo tempo. Mas isso não basta para quebrar o feitiço, é preciso que o Bispo veja ambos ao mesmo tempo. Isso quebrará o feitiço.

Navarre, prefere o seu jeito por entender o que vai acontecer. Ele enfrentará a guarda do Bispo e poderá morrer por isso. De jeito nenhum arriscaria Isabeau de novo, apostando em algo que nunca viu acontecer em todos esses anos.

De fato, existe toda uma certeza de falha e morte durante a luta, se ele não matar o Bispo logo, significa que Navarre está morto. E este fardo faz Navarre chorar e pedir o impensável: Que Imperius acabe com a vida de Isabeau.

Imperius se nega, mas Navarre implora. Ele diz que ela não aceitaria viver sem ele. O monge então faz a promessa trágica.


Hora da porrada!

Rato cumpre sua parte no acordo de levar Navarre para dentro dos muros de Aquila. E Navarre então adentra a catedral montado a cavalo para realizar o seu plano antes das 7 horas, ou do contrário Imperius cumprirá a sua promessa de acabar com a vida de Isabeau.

Adoro chamar a atenção para como uma boa cena de luta explica o caráter dos personagens mesmo que não se veja o resto do filme. Ao ver Navarre adentrar a catedral com cavalo e tudo pronto para lutar, sabemos que ele está decidido. Ao mesmo tempo, ele não demonstra crueldade, deslealdade ou injustiça. Quem quiser sair da frente, pode fugir a vontade. Ao mesmo tempo que sabemos que existe um perigo constante. E tudo isso em cenas de ação quase sem dialogo.

Porém, a luta se torna mais desgastante e se prolonga enquanto Navarre é desafiado pelo líder da guarda. Culminando em atraso. Hora em que Navarre previu que poderia falhar, estar morto, e que pediu para seu amigo Imperius jurar tirar a vida de Isabeau em caso de fracasso. Navarre se desespera com a possibilidade de ter mandado matar a sua amada. A tragédia chega ao seu fim.

Por sorte, Rato e Imperius tem mais juízo que coragem e se negam a matar Isabeau, impedindo a tragédia e descobrindo que Imperius estava certo! O Eclipse do Sol transformaria o falcão em Isabeau. Os três rumam até a igreja a tempo de encontrar Navarre exausto e quase entregando o seu ultimo fôlego de vida!

O Bispo então é obrigado a ver os dois juntos em forma humana. O Feitiço de Aquila é despedaçado!



Por Marcio Strzalkowski

E Viveram felizes para sempre



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page