top of page
  • Foto do escritorMarcio strzalkowski

Indiana Jones e a Saga do Herói Machista


Henry Walton Jones Junior é o nome de um dos heróis mais fodasticos da história do cinema.

Mas você pode chama-lo pelo seu apelido: Indiana Jones!


Bom, como todos os meus 7 leitores devem saber, eu sempre explico um pouco do porque de considerar alguns filmes ou personagens como machistas só para introduzir e explicar de modo breve o assunto antes de falar sobre o filmes em si. Filmes machistas são aqueles filmes feitos para um publico masculino. O que eu gosto de chamar a atenção é o fato de que filmes machistas de verdade não glorificam o preconceito ou a violência contra as mulheres. Filmes Machistas com Charles Bronson, Chuck Norris ou com o velho Clint Eastwood só mostram a violência contra as mulheres de forma negativa e revoltante. De forma a mostrar ao publico que a violência e o desrespeito é algo revoltante e ruim por natureza. Para mostrar quem é o vilão do filme e justificar o porque de verdadeiros machistas considerarem bandidos como sendo vermes...


Indiana Jones é um dos personagens mais bem construidos para filmes de ação e aventura. Pelo simples fato de ser um personagem ao mesmo tempo falho, sacana, sarcástico e ao mesmo tempo engraçado, aventureiro e corajoso. Ao mesmo tempo em que era um professor universitário de história que gostava de sair a campo para procurar por relíquias arqueológicas. E por mostrar um personagem masculino de personalidade forte e carismática, Indiana Jones caiu no gosto de publico e critica...


Caçadores da Arca Perdida(Raiders of the Lost Ark 1981)

Dirigido por Steven Spielberg

Escrito por Lawrence Kasdan, George Lucas e Philip Kaufman

Recomendado para todas as idades


Indiana Jones é um personagem criado a partir de influencias de filmes e revistas de aventura dos anos 30 e 40. Por incrível que pareça, algumas das influencias para Indiana Jones foram Buck Rogers, Flash Gordon, Doc Savage (Personagem da DC comics que já encontrou o Superman e o Batman), Tio Patinhas (da Disney) e James Bond. E todas estas influencias já são jogadas na nossa cara neste primeiro filme.


Cada aventura de Indiana Jones começa com uma aventura própria curta de abertura. Sem muita ligação com a trama principal. Como as aventuras de James Bond.


Este filme começa quando o Professor de História Henry Jones é procurado por agentes do governo americano para recuperar a Arca da Aliança antes que os Nazistas a achem. E seu primeiro passo seria procurar com uma antiga namorada, filha de seu grande mentor e que possuía um amuleto capaz de revelar a localização da Arca.


Este primeiro filme consegue misturar perfeitamente ação, aventura, comedia, suspense e horror! Considerado um dos melhores filmes já feitos, Caçadores da Arca Perdida possui cenas clássicas do começo ao fim.


A Arca da Aliança é a arca onde foram guardadas as tábuas originais dos 10 mandamentos descritos no Antigo Testamento. Possui a fúria de Javé e não deve ser tocada por mãos humanas ou matará quem a tocar. E no caso de aberta, as consequências são inimagináveis.


Dizem que o exercito que a possuir será invencível.


Indiana Jones e o Templo da Perdição

(Indiana Jones and The Temple of Doom 1984)

Dirigido por Steven Spielberg

Escrito por Willard Huyck, Gloria Katz e George Lucas

Para maiores de 13 anos


Um prequel (história que se passa antes do filme anterior) que mostra Indiana Jones em altas tretas em Xangai, as voltas com o lider mafioso Lao Che e dono do Clube Obi Wan. Uma espetacular casa de shows e eventual puteiro. Detalhe que o clube se chama assim em homenagem a Obi Wan Kenobi, Cavaleiro Jedi e mentor de Luke Skywalker em Star Wars...


Após uma cena de abertura fantástica, Indy consegue fugir com Short Round (Shorty) e uma cantora de cabaré chamada Willie. Short Round é um menino chinês muito esperto que sabe dirigir em fugas e é ótimo jogando poker. Mas Willie é uma cantora de cabaré\puteiro futil, interesseira e totalmente histérica!

Em países de língua inglesa, tanto Shorty quanto Willie acabaram odiados por suas vozes, mas no Brasil ninguém tem medo de filme bem dublado.


Após a fuga de Indy, Shorty e Willie; Seu avião é misteriosamente acidentado pela equipe de bordo e os três acabam no Norte da India. Onde acabam conhecendo uma aldeia em Mayapore. A qual está devastada por duas tragédias: O roubo de uma pedra sagrada que traz a chuva para as lavouras e o sequestro de todas as crianças para o trabalho escravo.

Indy descobre que a pedra sagrada é uma das Pedras de Sankara! Elas são pedras sagradas destinadas a acabar com o mal e trazer fama e fortuna para quem as possuir! O que faz Indiana Jones partir para o castelo de Pankot onde ele se depara com a seita Thug, adoradores de Kali que praticam a escravidão e o sacrifício humano.


Indiana Jones e a Ultima Cruzada

(Indiana Jones and the Last Crusade 1989)

Dirigido por Steven Spielberg

Escrito por Jeffrey Boam, George Lucas e Menno Meyjes

Para todas as Idades!



Desta vez temos Indiana Jones em uma aventura para recuperar o Santo Graal onde Jesus teria bebido na ultima ceia antes de sua trágica morte. O cálice onde teriam guardado um pouco do sangue de Jesus durante sua crucificação.

Indiana Jones precisa recuperar o Calice Sagrado antes que ele caia nas mãos dos nazistas. E para isso ele precisa da ajuda do único especialista que sabe informações preciosas sobre o Graal; Seu próprio pai!

Outro grande filme que merece ser visto.

Uma das coisas mais legais neste filme é a piada pronta de que Indiana Jones foi inspirado pelas aventuras de James Bond. Pois então chamaram ninguém menos que Sean Connery para interpretar o pai de Indiana Jones.


Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull, 2008)

Dirigido por Steven Spielberg

Escrito por David Koepp, Jeff Nathanson e George Lucas Recomendado para todas as Idades



Neste filme injustiçado, temos Indiana Jones se deparando com comunistas que buscam a resposta para as famosas Caveiras de Cristal. As quais podem levar até alienígenas que viveram na América do Sul.

Ele é contatado por um jovem rebelde e no caminho, Indiana Jones descobre que os comunistas mantém Marion como refém e que o rapaz que o ajuda é na verdade seu filho!


Indiana Jones agora deve impedir que os comunistas alcancem a sabedoria de seres de uma inteligencia superior.



E sobre o que estes filmes realmente falam?

Quando a Personagem Amy praticamente destroi Caçadores da Arca Perdida em um episódio de The Big Bang Theory, isso fez muitos fãs ficarem furiosos. Mas ela está certa sobre o filme. Assim como os outros... "O filme tem uma falha fundamental no roteiro, pois Indiana Jones é irrelevante para a história. Com ou sem a sua participação, no final os nazistas seriam mortos assim que abrissem a Arca Perdida."


Talvez seja uma surpresa, mas todas as aventuras de Indiana Jones são buscas por tesouros inalcançáveis por natureza. A Arca da Aliança iria destruir os nazistas do mesmo jeito; As Pedras de Sankara jamais serviriam a deusa maligna Kali e o Santo Graal não pode sair da caverna sagrada onde está escondido. E agora vocês perguntam; Mas e qual a importância do próprio Indiana Jones para as suas histórias? Bom...



A importância de Indiana Jones para Caçadores da Arca Perdida é que o filme não é sobre a Arca da Aliança, mas sobre Indiana Jones e Marion! Marion é uma personagem forte, independente e cachaceira. E sem Indiana Jones ela teria sido torturada e morta por nazistas logo no começo do filme. Isto pois os filmes falam sobre um homem sempre dividido entre cruzar o mundo inteiro para procurar um tesouro impossível só para no final descobrir que os verdadeiros tesouros são valores que não tem preço! Em caçadores da Arca Perdida; É uma pergunta sutil...Encontrar a Arca da Aliança ou voltar a viver um grande amor?





Em Indiana Jones e o Templo da Perdição, ele poderia simplesmente ter se negado a ajudar os aldeões e a aventura acabaria. Mas o filme não é sobre procurar as Pedras Sagradas de Sankara, mas sim uma jornada para entender profundamente sobre o certo e errado. Com direito a até termos o herói consumido pelo mal absoluto e sendo resgatado pela verdadeira amizade de Short Round! Isto pois Indy procurou pelas pedras até perceber que o correto a se fazer seria salvar as crianças escravizadas. É fazer o certo sem esperar recompensar, mas sim por que é o mais correto! É uma fábula sobre corrupção, sobre a queda do herói por sua própria ambição e sobre o ser humano voltando a entender sobre o bem e o mal.


E em Indiana Jones e a Ultima Cruzada, temos a pergunta fundamental sobre escolher entre o Santo Graal e voltar a se relacionar com o próprio pai!

Viver um grande amor, entender profundamente sobre o bem e o mal ou voltar a se relacionar com o próprio pai. Cada um destes tesouros não tem preço! O que leva ao ultimo filme: Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal onde a pergunta continua a mesma. Viajar pelo mundo todo em busca de um tesouro ou entender o valor da Família? O que tem mais valor para vocês? Com um bônus de resgatar um grande amigo em apuros.





Os filmes de Indiana Jones tem sim significados profundos que conversam com as pessoas que os assistem. São grandes clássicos do cinema e merecem serem vistos hoje mesmo. De preferencia na companhia de amigos e dos filhos...

Por Marcio Strzalkowski

Força e Honra!


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page