top of page
  • Foto do escritorMarcio strzalkowski

Falcão - O Campeão dos Campeões


Muitas pessoas que assistiram este filme e não o entenderam concordam com a sinopse simples de um caminhoneiro que viaja ao lado do filho com o único objetivo de vencer um campeonato de queda de braço.

Parece simples, mas uma verdade triste é que este filme fala de um drama triste que acontece com bilhões de pessoas atualmente. Estamos falando de um grande mal chamado de Alienação Parental...


Falcão - O Campeão dos Campeões (Over the Top 1987)

Dirigido por Menahen Golan

Escrito por Stirling Silliphant, Gary Conway, David Engelbach e pelo próprio Sylvester Stallone

Para todas as idades, assista hoje mesmo!


Lincoln Hawk (Falcão) é um caminhoneiro cujo trabalho exige que ele faça grandes distancias pelos Estados Unidos. Eventualmente, recorre ao esporte obscuro da queda de braço para completar um dinheirinho extra no final do mês e já é bem reconhecido por isso. Ele é um trabalhador honesto que vive de dar duro, tem a humildade de ser gentil com as pessoas e tem um filho. Mike!

Muitas pessoas se identificam de cara com Falcão. Mas tem algo que ele divide com muito mais pessoas: Seu filho foi criado alienado de seu parentesco!


Em menos de 11 minutos de filme já acabamos conhecendo um drama real que bilhões de pessoas sofrem ao não poderem ter nenhum tipo de contato com os próprios filhos e filhas. E apesar de que a grande maioria dos casos são de mães que não deixam os pais verem seus próprios filhos, a injustiça das leis feitas para punir os homens também recai com força sobre mães desesperadas. Isso mesmo! Se você acha injusto que existam leis que permitam que um homem não veja os filhos, então também deve achar injusto quando estas mesmas leis se aplicam contra mulheres.


Em 11 minutos entendemos o drama onde Falcão se encontra com um filho que nem mesmo o reconhece e que desconhece completamente o fato de que seu pai e sua mãe se comunicam apesar da distancia. Chegando ao ponto onde entendemos que o garoto desconhece até mesmo as cartas que seu pai lhe escreve. Obra de seu avô. Cujo relacionamento com Falcão sempre foi ruim.

E é isso: O relacionamento entre Falcão e seu sogro é ruim e então o sogro fez de tudo para que o neto fosse alienado do pai!


O filme poderia ser um drama choroso e pesado, mas dai as atitudes de Falcão mudam tudo por ele ser uma pessoa que simplesmente buscam dar a volta por cima (Over the Top)!

Falcão não desiste de se reconciliar com o filho e toda esta motivação de amor e carinho dão o tom do filme. O filme poderia ser uma novelinha sobre coitadismo, mas atitude é tudo e Falcão é sim um filme sobre superar derrotas!


Lições de vida



Você não ganhar, tudo bem, mas perca como um vencedor pois você tentou com dignidade...

O filme esta cheio de pequenas lições de vida que um pai divide com seu filho. Uma das cenas mais legais é quando o velho Falcão decide dar uma lição no moleque por ele dizer que caminhoneiros tem idade mental de 11 anos. Nada violento, apenas o ato de deixar o moleque dirigir o seu caminhão por alguns minutos! Hoje em dia tem gente que iria reclamar de colocar um moleque numa situação de perigo dessas, mas dai eu lembro de como que aprendi a dirigir com o meu pai e a cena ganha outro significado! huauhuahua Uma das coisas mais interessantes é reparar que o velho sogro age contratando capangas para sequestrar seu neto por dinheiro, usa recursos da lei contra uma pessoa inocente e mente para o garoto. Mas que mesmo assim ele ainda é mais racional do que muitas pessoas que fazem o mesmo. Alienação Parental é um crime sério e as maiores vitimas são justamente os filhos e filhas. Como eu disse, o filme trata de um assunto sério e pesado. Mas é lógico que o velho Falcão não vai se deixar derrotar e isso muda o tom do filme! Falcão é um trabalhador baixa renda que vive o drama de não poder ver o filho. E em certo momento ele invade a casa do velho sogro só para deixar claro que ele não vai desistir do filho, o que o leva até a cadeia com a opção da derrota: Lhe dão a opção de sair do estado ou então o sogro vai processa-lo. E até seu filho tenta lhe explicar que seu lar é com seu avô. Uma derrota pessoal devastadora... Quais as chances? A última chance de Falcão é fazer algo desesperado que dá o titulo ao filme: Falcão resolve vender seu caminhão para entrar numa competição de Queda de Braço e apostar toda a sua grana em si mesmo! O premio é uma bolada em dinheiro e um caminhão novinho. Mas a verdade é que Falcão só quer o dinheiro para poder encarar o desafio de lutar pela custodia de Mike! Eu sei que vocês odeiam o fato de que eu não conto o final dos filmes. Mas isso é só para dar um bom motivo para vocês verem ou mesmo reverem este filme! O filme foi malhado pela critica norte americana, mas por aqui se tornou um clássico. E eu afirmo que a culpa dele se tornar um clássico é justamente da dublagem e da mensagem fácil de ser entendida.


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page