top of page
  • Foto do escritorMarcio strzalkowski

Eles Vivem

Neste clássico absoluto dos filmes subestimados, temos John Carpenter no melhor das pirações depois de uma sucessão de clássicos do Cinema como Halloween, Fuga de nova York, O Enigma de Outro Mundo, Christine - O Carro Assassino e Starman. Carpenter ficou puto da vida depois de dois filmes clássicos dele falharem nas bilheterias, Os Aventureiros do Bairro Proibido e Principe das Sombras!

Então, resolveu despirocar e mandar ver neste filme. Chutando o balde sobre o capitalismo. No entanto, acabou mostrando a realidade de controles que ocorrem em grandes conspirações globalistas, Escola de Frankfurt, Marxismo Cultural, Doutrinação nas Escolas, Socialistas Fabianos, comunistas safados e Nova Ordem Mundial.


Eles Vivem (They Live - 1988)

Dirigido por John Carpenter

Escrito por Frank Armitage, nome falso usado por John Carpenter


A Miséria

O filme começa mostrando o pedreiro John Nada, interpretado pelo querido e falecido lutador de Luta Livre Roddy Piper, John Nada chega a Los Angeles sem um puto pila no bolso. Tão pobre que não tem nem mesmo onde trabalhar ou mesmo dormir.

O filme cuidadosamente se apresenta como um drama muito bem apresentado sobre miséria.

John Nada não tem nenhuma oferta de emprego no serviço social, acompanha outras tantas pessoas sem emprego pelas ruas de Los Angeles.

O único emprego que consegue é justamente se oferecendo para trabalhar em uma construção. Infelizmente sem poder contar com o sindicato.

John recebe um pouco de solidariedade de Frank, interpretado pelo grande Keith David, sobre um lugar para passar a noite em um abrigo com comida quente.


O filme apresenta uma critica ao capitalismo pela visão de Frank Armitage.

Onde quem tem a grana faz as regras e cada um faz o seu melhor para desgraçar a vida dos outros.

Embora John Nada seja o exemplo otimista de boa pessoa que ainda acredita na América seguindo as regras.


A Mídia

A TV mostra a grande diferença entre a realidade das pessoas na pobreza e os produtos vendidos na TV. Boa parte da população estava na miséria e a Mídia só mostrava produtos caros que não ajudavam em nada. Como Unhas postiças ou os desejos de donas de casa de serem famosas. No entanto, durante a noite, a transmissão da propaganda é cortada e um senhor desconhecido aparece na TV para falar de teoria da conspiração. O sinal da interrupção da TV imediatamente deixa as pessoas com dor de cabeça na hora. Um dos moradores de rua assistindo a TV fala que há meses que o evento ocorre.

Na TV, com o corte do sinal da grande mídia, o homem pode finalmente falar de verdades inconvenientes. O desemprego, injustiça, direitos humanos violados. Alguém criou uma sociedade repressiva e as pessoas se tornaram cúmplices inconscientes. Nos hipnotizaram com mentiras.

Depois que o sinal é cortado e a TV volta a programação normal, John Nada percebe uma movimentação estranha justamente na igreja local.


A Igreja prega o caminho

No outro dia, John fica cuidando a movimentação da igreja durante a luz do dia. Ao se aproximar, percebe que a igreja completamente fechada ainda ecoava o coro religioso. E ao entrar, percebe que existe um laboratório químico com mini estúdio de transmissão de TV. O próprio coro é uma gravação que passa sem parar. E o item mais suspeito são simples óculos de sol. Ao sair da igreja, John percebe que a igreja é vistoriada por um helicóptero. Existe muita suspeita no ar. Algo errado não está certo!


A igreja é cercada de muito mistério. O laboratório, o sinal da TV que interrompe a mídia.

A mensagem contra o consumismo, contra as injustiças e denunciando que estamos sendo controlados sem percebermos. A igreja livre falando sobre nos importarmos uns com os outros.

E quando menos percebemos, um helicóptero aparece a noite com um policial armado apontando seu rifle contra a igreja. John Nada testemunha as pessoas fugindo da igreja.


A Repressão

Todo o jeito que a policia chega ao local é de uma intensidade impressionante. Eles cercam a igreja fortemente armados. Esquadrões com escudos e cassetetes vem a pé acompanhando uma escavadeira. Os barracos dos pobres são sumariamente derrubados. Alguns moradores tentam impedir os policiais de derrubar os barracos, mas tudo em vão.

John Nada passa ao lado de um atrack onde os lideres religiosos da Igreja Livre estão contra a parede tentando resistir. A policia começa a agredir brutalmente os homens com cassetetes enquanto um deles faz a sua prece sobre não temer ainda que ande pelos vales da sombra e da morte.


John Nada testemunha tudo antes de olhar para o lado e perceber um jovem tão apavorado quanto ele. Chorando escondido nas sombras. Sem hesitar, ele pega o jovem e sai correndo. Em meio ao horror, John Nada consegue forças para salvar um menino. Só um menino.


Tudo volta ao normal

A propaganda na TV volta ao normal. Tudo as custas de vidas humanas. A propaganda chega a falar sobre liberdade de expressão enquanto os moradores precisam catar roupas e pertences do chão. A igreja foi queimada. Não sobrou muita coisa.

Curioso, John Nada adentra a igreja para descobrir o que era tão importante para ser escondido.

Qual o segredo que custou a vida de dois bons homens? Tudo o que ele encontra é uma misteriosa caixa de papelão. A qual ele leva embora para um canto cheio de lixo. E a surpresa, são só óculos escuros!

John esconde a caixa no meio do lixo e simplesmente anda pela rua.


As lentes da verdade

Ao andar na rua usando os oculos, John simplesmente consegue ver tudo em preto e branco. Mas isso não é tudo. Ele consegue ver agora todas as mensagens secretas! E tudo em preto e branco!


Um Outdoor estampa apenas a mensagem de "Obedeça"!

Outro outdoor de propaganda de turismo mostra a mensagem secreta de "case-se e reproduza"!

Em outra placa, a mensagem secreta é "nada de pensamento independente"!

Os óculos permitem ver todas as mensagens secretas! Mensagens assustadoras de controle mental como "continue dormindo", "consuma", "não pense", "questione humanidade" e "obedeça autoridade"!

Sem os óculos, tudo continua normal, mas as lentes dos óculos mostram as coisas exatamente como são! E então temos a maior revelação do filme quando John Nada olha um homem na rua e percebe um ser de aparência grotesca como uma pessoa sem pele e de olhos metálicos!

A criatura anda e conversa com outras pessoas normalmente! John Nada fica tão apavorado com a revelação que não tem nenhuma outra reação a não ser colocar e tirar os óculos para ver se não está alucinando!

Até que olha para notas de dinheiro na mão de um jornaleiro e percebe a mensagem secreta de "este é seu Deus"!


John Nada então percebe que o mundo é dominado por seres alienígenas que controlam as pessoas através de hipnose! E os óculos permitem ver a verdade! O mundo é controlado e as pessoas estão mais pobres!


A Nova Ordem Mundial

Eles Vivem é baseado em Invasores de Corpos (Invasion of the Body Snatchers) e no conto Eight O'Clock in the Morning de Ray Nelson. Ambos como critica a Nova Ordem Mundial promovida pelos comunistas safados!

Foi idealizado por John Carpenter como critica ao capitalismo, mas sem querer apresentou todas as formas de controle existentes em regimes socialistas no século XX! De modo que vou explicar as coisas!

A primeira coisa a se explicar é o livre mercado, que é um conjunto de direitos e liberdades individuais que permitem que toda pessoa tenha direito de trabalhar onde quiser e ter direito integral ao seu dinheiro. E para tirar esses direitos e liberdades que Karl Marx escreveu livros como O Capital para que uma cambada de tiranos possam tirar o dinheiro de todo mundo e distribuir as misérias!

Nascendo assim o socialismo, o comunismo e o fascismo. Que são basicamente a mesma merda com nome diferente. Regimes que quebraram as economias de seus paises para dominar a população. Igual os alienígenas de Eles Vivem!

A miséria, a repressão ao pensamento contrário e a própria moral religiosa são realidades até hoje em países como a China comunista, Cuba, Coreia do Norte e outras.

A repressão mostrada no filme é mil vezes pior em ditaduras socialistas onde nem mesmo escondem que multidões podem ser massacradas em nome de manter o poder! O Massacre na Praça da Paz Celestial é prova de que a China comunista consegue matar 1 Milhão de pessoas aos olhos do mundo!

A Nova Ordem Mundial é simplesmente mega-empresários engajados politicamente com o socialismo tentando promover sua agenda através de controle econômico e das mídias. Destaque para empresas como o Facebook de Mark Zuckerberg e o Youtube. Que realmente censuram quem se opõe ideologicamente contra eles. É o chamado de Socialismo Fabiano em conjunto com a Escola de Frankfurt de doutrinação socialista! Em definição, uma agenda socialista que finge que não é socialista. Fascismo!

A Nova Ordem Mundial tem a proposta de um único governo mundial com uma única moeda e uma única religião. O que é a mesma agenda dos comunistas. Não existindo diferença entre comunismo e fascismo.


E isso não é conspiração, mas a história do século XX!


Como botar perfume num porco

Depois de descobrir que até os políticos são alienígenas, John Nada despiroca e resolve xingar uma velha alienígena com cara de ameixa seca! E depois de ofender a cara da feiosa, ela apenas usa seu relógio para avisar as autoridades! Algo bem assustador!


Os alienígenas começam assustadoramente a denunciar John Nada. É hora de sair de fininho. Mas os policiais alienígenas aparecem e o levam para um beco solitário. Nessa hora, John Nada incorpora o ator Roddy Piper e começa a dar porrada como nos ringues de luta livre! Roubando as armas dos policiais e os matando no processo!

Durante a sua fuga John entra em um banco armado com uma escopeta nas mãos. Enquanto os clientes olham assustados, ele só tem uma saída.

- Eu vim para chutar bundas e mascar chiclete, mas o chiclete acabou!



Agora sim, o filme se transformou em um filme de ação!

Um alienígena começa o tiroteio no banco e recebe um tiro de escopeta! Com o detalhe que ele só atira em alienígenas! Chegando ao ponto onde encontra um policial humano na rua, chega a apontar a escopeta para a cabeça do jovem e o manda sair correndo deixando a arma!

John Nada só matou alienígenas!


Maligna

Em sua fuga, John Nada sequestra uma mulher chamada de Holly Thompson, interpretada pela atriz Meg Foster que interpretou a vilã Maligna em Mestres do Universo! A atriz de intensos olhos azuis possui toda uma aura de desconfiança.

Ele a faz dirigir durante a fuga e a cena é perturbadoramente tensa!

John Nada na visão dela é um maluco armado que entrou em um banco para matar pessoas a sangue frio e agora a sequestrou forçando ela a leva-lo para sua casa!

A primeira coisa que ele fala é justamente comparar os óculos com uma droga!

Para ela, a cena é assustadora!

Ele até tenta explicar a situação, mas ela completa mostrando como o que ele fala é desconexo da realidade.

- Você combate as forças do mal que ninguém pode ver sem os óculos!


A cena é especialmente tensa pois nenhum dos personagens pode confiar no outro!

E John Nada está exausto depois de usar os óculos. Mas ao perguntar a Holly onde ela trabalha, ela explica que trabalha na antena de TV. Mas ao chegar perto da janela, ela lhe dá uma bela garrafada e o joga pela janela pra ele aprender a não ser trouxa! Ferido e dormindo perseguido na rua. John volta a não ter nada. Nem mesmo os óculos.


Frank e o valor da amizade

John Nada tenta conversar com Frank no trabalho, mas Frank não quer qualquer tipo de conversa. Ele então, precisar recuperar os óculos que deixou escondido dentro da lata de lixo. Mas tem que recuperar de dentro da caçamba do caminhão de lixo antes de encontrar Frank de novo.

E então, John tenta convencer Frank e olhar o mundo com os óculos. Mas Frank não quer.

E então temos a magia do cinema acontecendo. Pois a cena inicial que era para ser apenas John Nada dando um soco em Frank depois de chama-lo de crioulo estúpido se tornou uma briga coreografada dos atores Roddy Piper com Keith David de vários minutos de porradaria intensa que impressionou o diretor John Carpenter!


Ao final, John convence Frank de livre e espancada vontade a usar os óculos!

Mostrando a Frank como o mundo é! Também valendo lembrar que amizade de verdade é sair no soco com os amigos pra em seguida estar tudo bem!

A cena que mostra John e Frank caminhando completamente arrebentados até um hotel é impagável!


A Resistência

John e Frank são então contatados para a resistência onde outras pessoas tem o plano de derrubar o sinal principal na cidade para desmascarar os alienígenas. Dentro da reunião, os óculos são substituídos por lentes de contato mais simples e com menos dor de cabeça.

Também temos a volta da personagem Holly. Que pede desculpas a John.

No entanto, a reunião é interrompida por uma explosão. As autoridades invadem o local matando um grande número de pessoas!


O Tiroteio começa forte e brutal do jeito que John Carpenter gosta!

Durante a fuga, John e Frank conseguem usar os relógios dos alienígenas para alcançar as suas rotas de fuga! Chegando nos tuneis que levam a altas cúpulas do poder. Onde os alienígenas estão falando de economia e lucro. John e Frank são curiosamente confundidos por um convidado humano que resolve mostrar parte do local!

Descobrindo que os alienígenas conseguem viajar imediatamente para qualquer planeta.

O convidado chega até mesmo a mostrar onde inicia a transmissão da TV.

Eu não sei com quem o convidado da festa confundiu Frank e John, mas ele se cagou todo depois que Frank e John mataram dois guardas para entrar no estúdio!

E mesmo cagado e puxado pela barbicha, ele ainda faz a última revelação!

- O mundo já é todo dos alienígenas! Não existindo mocinhos ou bandidos.

E mesmo assim, ele escapa!


Por fim, John e Frank adentram o estúdio massacrando todos os alienígenas!

Uma das cenas mais legais que definem os personagens é justamente que eles se negam completamente a atirar em pessoas inocentes! John chega até mesmo a perguntar para uma moça gestante se ela não conhece a Holly Thompson! Portando um fuzil depois de assassinar vários alienígenas e ainda sendo completamente educado com a moça!

John e Frank rumam para a torre central de onde o sinal dos alienígenas sai.

Fazendo questão de meter chumbo grosso nos alienígenas e deixando as pessoas inocentes saírem vivas! Um detalhe, existe um equipamento para detectar Frank e John usado pelos soldados. E é o mesmo usado para encontrar os fantasmas no primeiro Caça Fantasmas!


E por aqui acaba o review para quem não quer spoiler!



Spoiler do final!


Encontrando Holly

O encontro de John e Frank com Holly pouco antes da antena é cortado por um plot-twist.

John sobe ao terraço para destruir a antena. Chega antes e chama por Frank e Holly. Mas Holly traiu ambos e matou Frank a sangue frio! Apontando sua arma para John impedindo ele de destruir a antena.

E se adoro falar sobre como filmes machistas são os que mais respeitam as mulheres, também vale a pena explicar! Cavalheirismo não funciona pra mulheres ruins! Holly se mostrou uma ótima vilã com o plot-twist e John teve que mata-la! Destruindo a antena no final antes de ser brutalmente morto!

Uma Redpill de final de filme!


Antes de morrer no chão, John Nada ainda por cima faz um lindo gesto para o helicóptero que o matou, mostrando seu dedo do meio! Com o sinal caído, os alienígenas são revelados para o mundo! São vistos na TV, nas ruas, nos bares, na política e até mesmo na cena final onde uma modelo descobre está fazendo sexo com um alienígena!


É um filme B clássico que merece ser visto!


Questões que precisam ser explicadas!

Já que o autor chutou o balde, é obrigatório deixar claro opiniões!

Pergunta: Antissemitismo.É justo acusar os judeus de controlarem o mundo?

Resposta: Mentirada da braba! Acusar os judeus, os ricos e o capitalismo de querer dominar o mundo faz parte das bases do socialismo desde 1860.


Decalogo de Lênin. "Acuse-os do que você faz, chame-os do que você é". A ideologia socialista é a única que coloca a culpa dos problemas nos judeus, nos empresários (burqueses) e no capitalismo (livre mercado). Todas as ideologias derivadas do socialismo perseguiram judeus, empresários e os direitos que formam o livre mercado. Ideologias malignas como o fascismo foram formadas por socialistas que literalmente construiram campos de concentração para exterminar judeus. Socialistas Russos, conhecidos como comunistas, exterminaram populações judaicas inteiras. Nacional Socialistas alemães mataram 6 Milhões de judeus. Atualmente; Ditaduras socialistas muçulmanas pregam violência e terrorismo contra judeus. China e Coréia do Norte possuem campos de reeducação para perseguir judeus.

É importante lembrar que a perseguição a judeus se trata tanto de racismo quanto de perseguição religiosa!


Pergunta: Qual a diferença entre comunismo, nacional socialismo e fascismo?

Resposta: Não existe diferença!


Pergunta: Existe semelhança entre os alienígenas de Eles Vivem e os Reptilianos?

Resposta: Sim. Embora existam mais semelhanças entre os alienígenas e os socialistas em geral.


Pergunta: Impressão minha ou Roddy Piper também inspirou o Personagem Duke Nukem?

Resposta: Sim, foi uma das inspirações! Outra Inspiração foi em Bart Vs The Space Mutants para Nintendo, Master System e Mega Drive. Infelizmente, nenhum outro game utilizou a mesma mecânica de descobrir alienígenas escondidos entre nós por óculos especiais.


Pergunta: Pode explicar melhor sobre cavalheirismo não servir para mulheres ruins como a vilã deste filme?

Resposta: Sim. A personagem se mostrou uma vilã no final do filme, cometeu assassinato a sangue frio e está disposta a matar o herói do filme. Nenhum dos valores morais machistas sobre respeito as mulheres funciona com ela. Cavalheirismo seria um valor que colocaria a vida do herói em risco.


Por Marcio Strzalkowski

Força e Honra!



Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page